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dc.contributor.authorCosta Filho, José Félix da-
dc.date.accessioned2019-04-01T15:54:44Z-
dc.date.available2019-04-01T15:54:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCOSTA FILHO, J. F. da. A educação ambiental como prática interdisciplinar no ensino fundamental: um estudo de caso na escola estadual "Professor Reinaldo Thompson" Manaus, AM. 2018. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar (MEPE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2473-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Educação Escolar (MEPE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador(a): Prof. Dr. Clarides Henrich de Barba.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é o de analisar a teoria e as práticas pedagógicas na Educação Ambiental no Ensino Fundamental que ocorrem na “Escola Estadual Professor Reinaldo Thompson, no Bairro Coroado I, na Zona Leste de Manaus. Esta pesquisa caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, tendo como opção metodológica a pesquisa-ação. A pesquisa teórica ocorreu por meio de leituras e fichamentos de artigos e obras de Educação Ambiental crítica com a finalidade da elaboração do referencial teórico. A coleta de dados foi realizada na Escola Estadual Professor Reinaldo Thompson, localizada, na Rua Presidente Médici no Bairro coroado I, na cidade Manaus. A intervenção ocorreu por meio de quatro oficinas práticas com 180 estudantes dos seguintes anos do Ensino Fundamental: 6º, 7º; 8º e 9º anos. Na coleta de dados utilizou-se de questionários e observações, e a construção dos mapas mentais produzidos pelos alunos. As respostas dos alunos refletem a necessidade da realização do trabalho educativo por meio da Educação Ambiental para que se possa progressivamente resolver as diversas situações que afetam o meio ambiente. Os mapas mentais demonstraram a Percepção e a sensibilidade estética de tal modo que os alunos demonstraram ter uma consciência ambiental diante dos problemas ambientais apresentados como a necessidade de minimizar a produção de lixo na cidade de Manaus, evidenciando a busca pela reciclagem dos resíduos sólidos. Ao desenvolver o compromisso com o meio ambiente, a intervenção realizada por meio das Oficinas contribuiu para que os alunos aprendessem os conteúdos significativos relacionados aos problemas com o meio ambiente, como a poluição ambiental, desmatamento, além da necessidade da preservação ambiental para a manutenção da biodiversidade na Amazônia. As análises evidenciam que os alunos compreenderam os significados e a importância da realização de conteúdos e de atividades práticas por meio de práticas educativas dos professores voltados a Educação Ambiental na Escola. Assim, através da Educação Ambiental podem ser melhorados os espaços físicos, o desenvolvimento do saber e a sensibilidade ambiental por meio da construção dos valores estéticos, éticos e políticos para a formação da consciência ambiental na Escola e na comunidade amazônica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Brenda Vasconcelos de Araújo (vasconcelosbrendaa@hotmail.com) on 2019-03-18T19:06:07Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Final 13 06 2018.pdf: 2411131 bytes, checksum: 917632886da27b19f3b9557dfd3613f5 (MD5)en
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectContexto amazônicopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleA educação ambiental como prática interdisciplinar no ensino fundamental: um estudo de caso na escola estadual "Professor Reinaldo Thompson" Manaus,AMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

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