Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2474
Título: Implicações da retirada da vegetação original e sua substituição por diferentes tipos de cobertura vegetal sobre aspectos físicos e de fertilidade do solo na região de Ariquemes, RO.
Autores: Pereira, Gabriel Ediu dos Santos
Palavras-chave: Física do solo
Compactação do solo
Fertilidade do solo
Degradação do solo
Cobertura vegetal
Data de publicação: 2017
Citação: PEREIRA, G. E. dos S. Implicações da retirada da vegetação original e sua substituição por diferentes tipos de cobertura vegetal sobre aspectos físicos e de fertilidade do solo na região de Ariquemes, RO. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Porto Velho, 2017.
Resumo: As alterações causadas no espaço geográfico em decorrência do uso e ocupação do solo podem ocasionar mudanças nas características físicas e químicas do solo. Nesse sentido, o presente estudo parte da hipótese de que determinados tipos de mudanças no uso da terra contribuem para a compactação e degradação do mesmo na região de Ariquemes - RO. As áreas selecionadas para estudo compreendem três diferentes tipos de cobertura vegetal: floresta nativa, pastagem degradada e seringueira em sistema silvipastoril (SSP). Para investigar a hipótese levantada, o estudo teve como objetivo comparar e descrever as características físicas e químicas do solo nos três diferentes tipos de cobertura vegetal, nas profundidades de 0 a 20cm e 20 a 40cm, definindo o tipo de cobertura vegetal que mais causa alterações nas características físicas e químicas do solo. As análises físicas e químicas do solo foram realizadas seguindo recomendações da EMBRAPA. As medidas de resistência mecânica à penetração do solo foram avaliadas por meio de penetrômetro de impacto IAA/Planalsucar-Stolf. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com dezoito repetições para os aspectos físicos do solo e três para os aspectos de fertilidade. Os resultados das análises físicas do solo: textura, densidade, porosidade, umidade e resistência mecânica à penetração demonstraram que o maior teor de argila que ocorre na profundidade de 20 a 40cm em comparação à de 0 a 20cm, exerce influência nos resultados quando se comparou estas duas profundidades. Quanto à densidade do solo, a pastagem apresentou valor mais alto para a profundidade de 20 a 40cm. A porosidade total da pastagem e da seringueira SSP foram menores que a da floresta tanto na profundidade de 0 a 20cm, quanto para a de 20 a 40cm. Em ambas as profundidades, 0 a 20cm e 20 a 40cm, a pastagem apresentou um valor de umidade menor que a floresta e a seringueira SSP. Em relação à resistência mecânica à penetração do solo (RP), a pastagem apresentou valores acima de 2,5 MPa tanto para a profundidade de 0 a 20cm, quanto para a profundidade de 20 a 40cm, indicando um nível prejudicial ao desenvolvimento radicular de algumas espécies. Em análise aos valores de RP apresentados, verificou-se que a profundidade de 20 a 40cm apresenta-se mais compactada para todos os tipos de cobertura vegetal. Quanto às análises químicas de fertilidade do solo, em geral a seringueira SSP apresenta-se semelhante à floresta. A pastagem apresenta valores de elementos químicos em quantidades mais indesejáveis do ponto de vista de fertilidade em relação ao ambiente floresta e seringueira SSP. Os resultados do estudo levam a conclusão de que o solo da pastagem apresentou-se mais degradado e compactado que o solo da floresta e da seringueira SSP, e que o solo sob seringueira SSP se comportou em geral de forma similar à floresta, o que confirma a hipótese levantada.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia -UNIR. Orientadora: Prof.ª PhD. Marilia Locatelli Coorientador: Prof. Dr. Eliomar Pereira da Silva Filho
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2474
Aparece nas coleções:PPGG/PVH - Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação capa dura.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.