Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2477
Título: Gênero e empoderamento no distrito de Nazaré - Rondônia: Espacialidades das mulheres ribeirinhas
Autor(es): Pinheiro, Tainá Trindade
Palavras-chave: Gênero
Empoderamento
Relações Sociais
Políticas Públicas
Data do documento: 2018
Citação: PINHEIRO, Tainá Trindade. Gênero e empoderamento no distrito de Nazaré - Rondônia: Espacialidades das mulheres ribeirinhas. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, 2018.
Resumo: A presente dissertação tem como discussão principal as relações sociais de gênero e a construção do empoderamento na área rural ribeirinha do distrito de Nazaré e regiões do médio e baixo madeira. Nazaré localiza-se a, aproximadamente, 130 km da cidade de Porto Velho/RO. A pesquisa foi realizada com as mulheres, principalmente na busca de entender as especialidades vivenciadas por elas. Constituídas com base fenomenológica. Os resultados foram obtidos em decorrências das etapas metodológicas, no que se refere a trabalho de campo, coleta de dados quantitativos e qualitativos, assim como as técnicas utilizadas como mapas mentais e entrevistas. Os objetivos da pesquisa visaram a compreender a realidade na área de estudo, com base no entendimento das relações de gênero e da condição feminina, partindo de uma problemática pautada na constante dinâmica das relações e suas novas modelagens. Nesse contexto, a pesquisa se propôs a compreender a mulher ribeirinha e sua condição de vida na busca da construção do empoderamento. Assim, foi possível compreender as novas construções sociais que começam a ser vivenciadas ao passo em que suas iniciativas políticas e organizativas se fortalecem.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Orientadora: Profª. Drª. Maria das Graças Silva Nascimento Silva
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2477
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO TAINÁ TRINDADE PINHEIRO..pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.