Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2490
Título: REUSO DE ÁGUA DE ACORDO COM MARCO LEGAL NO LAVA RÁPIDO DE GUAJARÁ-MIRIM / RO
Autores: LIMA DA SILVA, JOSINALDO
Palavras-chave: Gestão Ambiental.
Gestão de Recursos Naturais
Plano de Negócio
Reuso da Água
Teoria da Organização.
Data de publicação: 3-Dez-2018
Resumo: A água é um recurso natural com quantidade estável em todas as partes do mundo, apresentando mudanças apenas em seu estado físico. Todavia, sua quantidade em situação potável (consumo humano e dos animais e utilização industrial e empresarial) pode potencialmente esgotar-se dentro de poucos anos, causando transtornos às futuras gerações, principalmente nas áreas de agricultura, pecuária e abastecimento, caso se persista em não conservar tal recurso e não sejam tomadas medidas para solução deste problema em caráter definitivo. Também é bom frisar que esta preocupação vem aumentando consideravelmente com o passar do tempo, já que há algumas décadas sua utilização, alocada a um grande desenvolvimento industrial, tem ocorrido de forma inconsciente e inconsequente, principalmente nas regiões onde existe grande abundância desse recurso tão essencial à vida, gerando problemas ambientais em regiões que nunca antes o tiveram e reduzindo em caráter significativo o volume de água potável, ocasionando racionamentos por conta das empresas fornecedoras e até mesmo o êxodo em estados onde o fluxo teve uma diminuição considerável. Junte-se a isto o fato de algumas regiões metropolitanas já haverem sofrido com a cessão no fornecimento. Diante do exposto, este trabalho tem como principal objetivo a busca de alternativas viáveis às empresas que lidam com lava-jatos, um dos empreendimentos que mais consome, em caráter proporcional, água potável, levando em conta o acentuado desperdício neste tipo de atividade empresarial, onde boa parte da água potável acaba sendo descartada sem a utilização adequada. Também será verificada a presença ou ausência de uma legislação municipal voltada a este tema, e se esta legislação (caso exista) abrange toda a população, ou se apenas obriga atividades empresariais específicas a se adequar a normas preestabelecidas, bem como a questão da consciência ecológica por parte dos empresários do setor. A metodologia utilizada levou em conta o método bibliográfico, além de estudos e diário de campo, análise dos dados levantados e a criação de um modelo de negócios a ser aplicado nas empresas ligadas a este ramo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2490
Aparece nas coleções:DACSA/GM. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Josinaldo Lima da Silva .pdfREUSO DE ÁGUA DE ACORDO COM MARCO LEGAL NO LAVA RÁPIDO DE GUAJARÁ-MIRIM / RO903,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.