Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2491
Título: CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARADIGMA DA SALA VERDE:
Outros títulos: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O BOSQUE DO CAMPUS DA UNIR EM GUAJARÁ-MIRIM /RO
Autores: ROCHA DE QUEIROZ, DAIANA
Palavras-chave: Teoria do Conhecimento
Gestão Ambiental
Educação Ambiental.
Fragmento Florestal
Paradigma da Sala Verde.
Data de publicação: 1-Jan-2019
Resumo: As práticas de Educação Ambiental em áreas verdes como os fragmentos florestais possibilitam ao aluno muito mais do que simples visitação ao local, permite contato, familiaridade e compreensão de sua história, seus aspectos físicos, biológicos e paisagísticos, resultando no conhecimento do que as ações antrópicas podem vir causar com a não preservação adequada do meio ambiente. Esta pesquisa propõe a criação categórica do paradigma de Sala Verde que satisfaça as tipicidades dos biomas. Neste contexto o estudo busca categorizar a Educação Ambiental; classificar os fragmentos florestais da cidade de Guajará-Mirim como ferramenta para Educação Ambiental; apontar as salas verdes como instrumento pedagógico para sensibilização ambiental. O estudo foi desenvolvido a partir de investigações, buscou-se entender e distinguir através de levantamentos bibliográficos a proposição do novo paradigma de Sala Verde. Para alcançar os objetivos da pesquisa empregou-se além da pesquisa bibliográfica a abordagem qualitativa, na qual serviu para obtenção dos dados, fundamentação teórica e metodológica. As bases teóricas que determina a sustentação pertinente sobre o tema da pesquisa aqui desenvolvida é evidenciada a partir de discussões sobre os conceitos da promoção da educação ambiental na sala verde. Tal fundamento estabelece-se pelo viés do desenvolvimento de atividades pedagógicas em áreas verdes como fragmentos florestais, com intuito de sensibilização, agregação de valor na disseminação do conhecimento da função ecológica, climática e histórica de tais locais. Estão aqui expostos os conceitos dos elementos principais para direcionar a definição da educação ambiental e suas aplicações tendo como ponto principal a teoria do conhecimento que investiga o conhecimento partindo da compreensão do ambiente chegando ao ponto de distinção através do método se é conhecimento ou mera opinião. Diante desta distinção a Teoria do conhecimento se aplica a Gestão Ambiental, a Educação Ambiental e ao fragmento florestal criando assim a proposta para o paradigma de sala verde.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2491
Aparece nas coleções:DACSA/GM. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc 04-11.pdfA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARADIGMA DA SALA VERDE: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O BOSQUE DO CAMPUS DA UNIR EM GUAJARÁ-MIRIM /RO1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.