Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2499
Título: GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DA CASA DE DETENÇÃO MASCULINA DE GUAJARÁ-MIRIM, RONDÔNIA
Autores: ALVES BARROSO, GRACINETE
Palavras-chave: Resíduos
Saúde.
Gerenciamento.
Contaminação.
Data de publicação: 9-Abr-2019
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o processo de Gerenciamento dos Resíduos de Serviço de Saúde produzidos na Unidade Prisional da Casa de Detenção Masculina de Guajará-Mirim, Rondônia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Empregou-se para a coleta de dados um contato prévio com a direção da Unidade prisional para facilitar os demais procedimentos. Após esta etapa, foi realizada a visita in loco ao setor de saúde da Unidade Prisional, elucidando, principalmente, as não conformidades com a lei encontradas durante as etapas funcionais do gerenciamento dos RSS – Resíduos de Serviço de Saúde (segregação e acondicionamento, coleta interna e transporte, armazenamento e coleta externa). Como estratégia na investigação foi utilizada a metodologia estabelecida pela ANVISA (2006), fundada em uma ordem de prioridades distribuídas através de uma organização das etapas de trabalho. Foi possível verificar irregularidades evidenciadas na Casa de Detenção de Guajará - Mirim em relação ao manejo dos Resíduos de Serviços de Saúde, à estrutura física e aos recursos materiais e humanos. Diante do exposto, é necessário entender que o gerenciamento adequado dos resíduos deve estar embasado em ações economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente correto. Assim sendo, sugere-se a elaboração, implantação e monitoramento de um PGRSS, amparada na RDC nº 360/04 da ANVISA e a resolução do nº 358/05 do CONAMA.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2499
Aparece nas coleções:DACL/GM. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_Gracinete CORRIGIDA.pdfGERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DA CASA DE DETENÇÃO MASCULINA DE GUAJARÁ-MIRIM, RONDÔNIA917,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.