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dc.contributor.authorSilva, Camila Barbosa-
dc.date.accessioned2019-05-03T21:10:50Z-
dc.date.available2019-05-03T21:10:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Camila Barbosa. Marketing de relacionamento como ferramenta de fidelização de clientes em empresas do ramo farmacêutico em Cacoal/RO. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2508-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Lucélia Largura do Vale Coorientadora: Prof.ª M.ª Jane Aparecida Nunes de Araujopt_BR
dc.description.abstractA organização que consegue aplicar o marketing de relacionamento e desenvolver uma relação duradoura com o cliente, gerando ganhos não somente no curto prazo, mas ao longo prazo possui um diferencial competitivo. O presente artigo traz como tema “Marketing de relacionamento como ferramenta de fidelização de clientes em empresas do ramo farmacêutico em Cacoal/RO”. A pesquisa buscou analisar se as farmácias e drogarias utilizam as ferramentas de marketing de relacionamento como um meio de fidelizar e reter clientes. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva, o método dedutivo e as abordagens qualitativa e quantitativa. Quanto à coleta de dados foram utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica, questionário semiestruturado e formulário. Os objetivos determinados foram alcançados, analisando os índices identificou-se que os consumidores estão em constante busca por produtos e serviços de qualidade, bom atendimento no qual tenham seus problemas e duvidas solucionados, ambiente higienizado, bons preços e promoções. No âmbito geral constatou-se que os clientes estão satisfeitos e que as empresas estudadas estão executando grande parte desses requisitos, contudo compreende-se que se essas organizações dedicarem-se e buscarem desenvolver e aplicar o marketing de relacionamento, bem como meios de divulgação de forma eficaz os resultados serão melhores ainda, pois elas terão maior retenção, consumidores mais satisfeitos e fidelizados. Para pesquisas futuras recomenda-se a realização de um diagnóstico entre as farmácias e drogarias que são de rede e as que não são para averiguação dos diferenciais de cada uma, é interessante ainda fazer uma análise utilizando este tema em empresas de outras segmentaçõespt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Naiara Passos (naiara.passos@unir.br) on 2019-05-03T20:43:08Z No. of bitstreams: 1 TCC CAMILA BARBOSA SILVA.pdf: 1478634 bytes, checksum: 7cafa2aa3235ae9a38c9655cdb3a657a (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-03T21:10:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC CAMILA BARBOSA SILVA.pdf: 1478634 bytes, checksum: 7cafa2aa3235ae9a38c9655cdb3a657a (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectRelacionamentopt_BR
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.subjectDivulgaçãopt_BR
dc.titleMarketing de relacionamento como ferramenta de fidelização de clientes em empresas do ramo farmacêutico em Cacoal/ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

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