Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2513
Title: Piscicultura sustentável: uma alternativa de apoio ao desenvolvimento sustentável na comunidade índigena Suruí Lapetanha
Authors: Carneiro, Bruna Ortelan
Keywords: Piscicultura
Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Issue Date: 2018
Citation: CARNEIRO, Bruna Ortelan. Piscicultura sustentável: uma alternativa de apoio ao desenvolvimento sustentável na comunidade índigena Suruí Lapetanha. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Abstract: A produção planejada com base somente no mercado e nas oportunidades financeiras leva a sistemas que não se sustentam ao longo do tempo. A piscicultura sustentável caracteriza-se por manter uma interação harmônica e duradoura com o ecossistema e as comunidades locais. É um sistema de produção rentável e produtivo, devendo gerar emprego para a comunidade local, distribuindo benefícios; e, promove a qualidade de vida e o respeito à cultura. A presente pesquisa teve como finalidade realizar um estudo sobre a atividade de piscicultura com foco nos princípios sustentáveis, tendo como objetivos específicos: descrever como ocorreu a implantação da atividade de piscicultura na comunidade indígena, verificar a existência dos benefícios ambientais, sociais e econômicos gerados e identificar o estágio de sustentabilidade da piscicultura por meio da aplicação de indicadores de sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-exploratório-descritiva, realizada na Aldeia Indígena Surui Lapetanha, onde os dados foram obtidos nos meses de setembro e outubro de 2018, por meio de documentos cedidos pela associação ligada ao Povo Surui, visita in loco, e entrevistas aplicadas ao presidente da Associação Metareilá, e aos indígenas envolvidos com o cultivo de peixes. Os resultados obtidos por meio da análise dos indicadores demonstraram que a atividade de piscicultura na Aldeia Lapetanha embora apresente aspectos de sustentabilidade, não se encontra no padrão ideal de sustentabilidade, revelando assim a necessidade de ajustes nos pontos negativos, sendo de fundamental importância para apoiar um desenvolvimento sustentável mais equilibrado.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Suzenir Aguiar da Silva Sato.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2513
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Bruna Ortelan.pdf749,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.