Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2516
Título: Gestão financeira nas empresas do setor farmacêutico em redes de farmácias e drogarias de Pimenta Bueno - RO
Autor(es): Leal, Elisângela dos Santos
Palavras-chave: Gestão financeira
Fluxos de caixa
Administração
Tomada de decisão
Data do documento: 2018
Citação: LEAL, Elisângela dos Santos. Gestão financeira nas empresas do setor farmacêutico em redes de farmácias e drogarias de Pimenta Bueno - RO. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: As intensas mudanças sociais advindas das últimas décadas traduziram-se numa economia globalizada, com altos níveis de competitividade. Diante de tal circunstância, as empresas precisam se munir de ferramentas que proporcionem maior estabilidade. Nesse sentido, a análise possui como objetivo principal identificar quais ferramentas da gestão financeira as empresas utilizam, descrever os processos e modelos da gestão financeiras nas empresas e verificar a disciplina no registro dessas informações. O tema abordado é gestão financeira do setor farmacêutico em redes de farmácias e drogarias de Pimenta Bueno, em médio e pequeno porte. No referencial teórico, foram apresentados conjunto de ações e processos administrativos que envolvem planejamento, controle das atividades financeiras visando maximizar os resultados. Para o termo gestão financeira de modo geral, consiste na gestão dos recursos próprios necessários para sustentar as atividades operacionais e rotineiras das empresas. Realizou-se a pesquisa descritiva, com abordagens qualitativa e quantitativa, e método dedutivo. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram: entrevistas semiestruturadas, a observação não participante, o questionário e investigação documental. Em meio à necessidade de fazer o registro dessas informações 82% das empresas utilizam o sistema de informação gerencial integrado, e 18% utilizam planilhas, livro caixa mesmo tendo um sistema informatizado que facilita a análise desses dados. As ferramentas de gestão financeira fornecem informações claras do planejamento financeiro das redes de farmácias e a importância da gestão, e a eficácia do controle financeiro e do fluxo de caixa, através dessas informações o gestor tem uma visão mais ampla, facilitando a tomada de decisões.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Ademir Luiz Vidigal Filho.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2516
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ELISANGELA DOS SANTOS LEAL.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador