Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2519
Título: A contratação do aprendiz: um estudo de percepção com os empregadores do comércio varejista de alimentos no município de Cacoal/RO
Autor(es): Cruz, Bruna Felipe
Palavras-chave: Aprendiz
Direito do Trabalho
Lei da Aprendizagem
Data do documento: 2018
Citação: CRUZ, Bruna Felipe. A contratação do aprendiz: um estudo de percepção com os empregadores do comércio varejista de alimentos no município de Cacoal/RO. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: Com as mudanças e os avanços tecnológicos e da informação, a exigência quanto à admissão de indivíduo tem acompanhado e aumentado tanto quanto, o que dificulta ainda mais uma parcela da população juvenil pela inexperiência e ensino básico. Para tentar suprir essas condições, ampliar a garantia de direitos ao jovem, ao qual se possibilitou por meio de politicas públicas especifica, a Lei n. 10.097/2000, mais conhecida como Lei da Aprendizagem. Diante disso, este trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos empregadores do comercio varejista de alimentos quanto à contratação de Aprendiz. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando-se da coleta de dados por meio de roteiro semiestruturado com os gestores de empresas do comercio varejista do município de Cacoal/RO, no mês de junho de 2017. Os resultados obtidos apontaram que os gestores entrevistados, em sua maioria, responderam que a admissão de aprendizes se dá em função da obrigatoriedade legal. Constatou-se que tais contratações motivam os jovens ao estudo, além de influenciá-los a serem idôneos e terem uma profissão, possibilitando ao empresário, ainda que obrigado, a identificação de excelentes profissionais, ainda que minoria possa encontrar oportunidade no mercado de trabalho.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. M.e Geraldo da Silva Correia
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2519
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Bruna Felipe Cruz 2018.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador