Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/252
Título: Percepção de micro empresários sobre as implicações da prática do planejamento estratégico
Autor(es): Morais, Elizangela Gomes
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Microempresa
Data do documento: 5-Dez-2011
Citação: MORAIS, Elizangela Gomes. Percepção de micro empresários sobre as implicações da prática do planejamento estratégico. 2011. 32 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Resumo: Estudos realizados nos últimos anos a respeito das microempresas mostram o importante papel que elas desempenham na economia brasileira representando a maioria das empresas existentes no país, contribuindo com alto índice de geração de empregos Com a globalização cada vez mais presente na gestão das empresas,a utilização do planejamento estratégico é um importante instrumento de adequação empresarial a um mercado competitivo e dinâmico, juntamente com este desenvolvimento, está o alto índice de pouca longevidade empresarial, devido, entre outros fatores, à mão-de-obra pouco qualificada e à falta de planejamento. A pesquisa realizada teve como objetivo demonstrar a percepção do microempresário do município de Cacoal com a utilização do planejamento estratégico nas micro empresa. Utilizou-se o método de estudo dedutivo, pesquisa bibliográfica e de campo tendo como instrumento a aplicação de questionário junto a 35 gestores de microempresa do setor varejista de confecção do município de Cacoal/RO. Os resultados obtidos indicaram que os microempresários conhecem de maneira informal e intuitiva o que seja planejamento estratégico, porém não utilizam em suas empresas de maneira formal, somente com o conhecimento empírico e peculiar que cada microempresário adquiriu no decorre da sua vivência como empreendedor, trazendo consigo suas experiências, valores, crenças e personalidade.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação da Profª. Esp. Andréia Duarte Aleixo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/252
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERCEPÇÃO DE MICRO EMPRESÁRIOS SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.pdf390,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador