Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2525
Title: Práticas sustentáveis: um estudo feito na agricultura familiar do município de Cacoal
Authors: Burili, Raiane
Keywords: Sustentabilidade ambiental
Técnicas e práticas sustentáveis
Agricultura familiar
Issue Date: 2018
Citation: BURILI, Raiane. Práticas sustentáveis: um estudo feito na agricultura familiar do município de Cacoal. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Abstract: Perante tantos impactos ambientais, todos relacionados ao modelo de uma agricultura convencional, a implantação de técnicas sustentáveis é uma solução para reduzir essa vasta e crescente degradação que vem ocorrendo com os anos. Sendo constatado, mesmo que de forma incipiente, a substituição da agricultura convencional pela agroecológica. Este artigo pretende contribuir para a reflexão da adoção de métodos sustentáveis na agricultura familiar, propondo a integração entre meio ambiente, homem e sociedade. A pesquisa teve como objetivo geral verificar as práticas sustentáveis desenvolvidas pelos agricultores familiares em suas propriedades que contribuem com a diminuição dos impactos ambientais e econômicos no município de Cacoal/RO. A metodologia utilizada para realizar a pesquisa foi dedutiva, abordagem qualitativa e quantitativa, as técnicas de coleta de dados utilizadas foram a pesquisa bibliográfica, pesquisas em sites e internet e a aplicação do formulário junto aos agricultores familiares do município de Cacoal/RO. Com o estudo, foi possível constatar que as práticas agrícolas são sustentáveis, preservando os recursos naturais em suas propriedades, embora alguns agricultores não disponham de conhecimento mais aprofundado sobre o tema sustentabilidade ambiental, e que tais práticas minimizam os impactos ambientais. Outros agricultores relataram que suas produções obtiveram melhorias com as novas técnicas implantadas, principalmente no que se refere à saúde do agricultor familiar. O resultado da pesquisa foi satisfatório, sendo atestado que os pesquisados desenvolvem práticas consideradas sustentáveis, bem como demonstram conhecimento e preocupação sobre o tema abordado, procurando ao máximo desenvolver atividades que contribuam com a preservação do ecossistema.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Lindsay de Oliveira Mesquita Torres.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2525
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC RAIANE BURILI.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools