Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2526
Title: Gestão de estoques em empresas varejistas no município de Cacoal/RO
Authors: Calacio, Rodrigo Alesi Barros
Keywords: Estoque
Gestão de estoque
Redução de custos
Issue Date: 2018
Citation: CALACIO, Rodrigo Alesi Barros. Gestão de estoques em empresas varejistas no município de Cacoal/RO. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Abstract: Com a concorrência cada vez mais acirrada nos dias atuais, manter-se competitivo no mercado e reduzir custos é um desafio para as empresas. Então, é importante gerir por meio de técnicas e sistemas adequados todos os setores e bens da empresa, dentre eles também o estoque. A utilização de instrumentos de gestão de estoque é um meio de controle muito importante para auxiliar os gestores no desempenho financeiro e econômico da empresa, analisando, controlando e mantendo os níveis de estoque em equilíbrio entre as diversas variáveis componentes do sistema, visando principalmente a redução de custos e atender o consumo da demanda. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo central identificar o grau de utilização dos instrumentos de gestão de estoques nas empresas varejistas no município de Cacoal, especificamente em supermercados, mercados e pequenas mercearias. Quanto a metodologia, a pesquisa foi descritiva, o método foi o dedutivo, a abordagem qualitativa com aspectos quantitativos. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram as pesquisas bibliográfica e aplicação de formulário em 21 empresas varejistas no localizados no município de Cacoal/RO. O resultado da pesquisa mostra que as empresas consideram a utilização da maioria dos instrumentos “muito importante”, e utilizam alguns instrumentos com frequência. Os sistemas que mais preponderam tanto em utilização como em importância são os sistemas de estoque de segurança e a estimativa da demanda.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Valdinei Leones de Souza
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2526
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC RODRIGO ALESI BARROS CALACIO.pdf769,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools