Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/253
Título: Princípios da governança corporativa aplicados ao cooperativismo no meio rural: o caso da cooperativa agropecuária dos produtores de leite de Rolim de Moura, RO
Autor(es): Féba, Adriana Carla
Palavras-chave: Cooperativismo
Governança corporativa
Data do documento: 5-Dez-2011
Citação: FÉBA, Adriana Carla. Princípios da governança corporativa aplicados ao cooperativismo no meio rural: o caso da cooperativa agropecuária dos produtores de leite de Rolim de Moura, RO. 2011. 28 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos cooperados da Cooperativa Agropecuária dos Produtores de Leite de Rolim de Moura – COOAPROLIM acerca da Governança Corporativa. A Governança Corporativa é um sistema que dispõe de mecanismos de direção, monitoramento e incentivos para que as organizações alcancem seus objetivos e melhorem seus resultados. Os mecanismos de Governança Corporativa são fundamentais para que reduzam ou cessem os conflitos de agência que são comuns nas organizações em que o controle está dissociado da propriedade. As organizações cooperativas, em tese, são geridas por seus cooperados, num espírito de democracia plena. Contudo, é comum identificar situações em que a gestão das cooperativas é conduzida pela diretoria eleita. Esta pesquisa estudou o caso da COOAPROLIM, sendo aplicado um questionário com questões fechadas, onde foi possível identificar que a faixa etária dos cooperados é variada, mas a participação dos jovens é inexpressiva em relação aos demais. A maioria dos cooperados reside no município de Rolim de Moura, sede da cooperativa, e boa parte possui apenas o ensino fundamental completo. De uma forma geral, os cooperados possuem boa percepção acerca dos princípios de Governança Corporativa e a diretoria da cooperativa aplica, em boa parte de suas ações, os princípios de governança, sendo que os mesmos apenas desconhecem os termos.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus de Cacoal, como requisito parcial para a obtenção de título de bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Me. Otacílio Moreira de Carvalho.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/254
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Carla Féba.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador