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dc.contributor.authorSantos, Elizangela Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2019-05-10T21:52:51Z-
dc.date.available2019-05-10T21:52:51Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, Elizangela Rodrigues dos. Práticas de transparência governamental e a educação fiscal como forma de controle social na gestão pública. um estudo de caso no município de Alta Floresta do Oeste. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2538-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Ellen Cristina de Matos.pt_BR
dc.description.abstractA transparência na gestão pública surgiu para que os gestores possam gerir o dinheiro público com mais responsabilidade e para que a população acompanhe e fiscalize seus representantes. Tornou-se obrigatória por determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ganhou reforço por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Apesar de todas essas ferramentas, não há o interesse da população em acompanhar e fiscalizar seus representantes, e não há o incentivo a população, por parte dos gestores públicos, no acompanhamento e fiscalização de suas ações, para que ocorra a correta aplicação do dinheiro público visando o bem comum da sociedade. Neste contexto, a presente pesquisa teve por objetivo verificar se as ferramentas aplicadas no processo de transparência governamental e as informações disponibilizadas pela prefeitura de Alta Floresta D’Oeste são eficientes na percepção de seus usuários. A presente pesquisa é de caráter qualitativo- descritivo acerca do tema transparência pública foi norteada pelo método dedutivo, sendo realizada por meio de pesquisa de campo através de questionário aplicado aos professores das escolas da zona urbana de Alta Floresta D’Oeste, que ministram aula para os alunos do ensino médio. A coleta de dados foi realizada no período de outubro e novembro de 2018. Os principais resultados apontam que não existe o incentivo no município que desperte o interesse da população em acompanhar e fiscalizar a gestão do município, e a forma como as informações são disponibilizadas precisam ser melhoradas, e disponibilizadas de forma menos técnica para que qualquer cidadão possa compreender..pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonel Santos (gandeleo@unir.br) on 2019-05-10T19:34:11Z No. of bitstreams: 1 TCC ELIZANGELA VF.pdf: 568445 bytes, checksum: dc9e7f810332c3656ce369a6e8c74df6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leonel Santos (gandeleo@unir.br) on 2019-05-10T21:52:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC ELIZANGELA VF.pdf: 568445 bytes, checksum: dc9e7f810332c3656ce369a6e8c74df6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-10T21:52:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC ELIZANGELA VF.pdf: 568445 bytes, checksum: dc9e7f810332c3656ce369a6e8c74df6 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAccountabilitypt_BR
dc.subjectTransparência públicapt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.titlePráticas de transparência governamental e a educação fiscal como forma de controle social na gestão pública. um estudo de caso no município de Alta Floresta do Oestept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

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