Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2552
Título: Benefícios proporcionados pelo programa de Microempreendedor Individual - MEI no município de Cacoal /RO
Autor(es): Silva, Francisco Hélio Lima
Palavras-chave: Benefícios Programa MEI
Empreendedor
Mercado de trabalho
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, Francisco Helio Lima. Benefícios proporcionados pelo programa de Microempreendedor Individual - MEI no município de Cacoal /RO . 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: O micro empreendedorismo individual é um programa que está crescendo em larga escala no Brasil devido às transformações ocorridas no mundo dos negócios ao longo dos anos. E com essas mudanças, os pequenos empresários começam a se destacar, mostrando sua importância dentro desse fenômeno. O objetivo da pesquisa é analisar os benefícios que o programa MEI tem proporcionado aos microempreendedores que fizeram sua adesão, no município de Cacoal/RO. A pesquisa foi descritiva de caráter exploratório, abordagem qualitativa e método dedutivo. As técnicas de coletas utilizadas foram: pesquisas bibliográficas, estudo de campo, aplicação de questionário. Participaram desta, oitenta microempreendedores no ramo de comércio, serviços e indústria do município de Cacoal/RO, selecionados intencionalmente. Os resultados mostraram o perfil e as características. Indicaram também que motivos levaram a abrir seu próprio negócio e o estudo da importância do fenômeno. Pode-se identificar o perfil, sendo entre quarenta e um a cinquenta anos de idade e ensino médio completo. Principais ocupações que tinham antes de se tornarem empreendedores- trabalhavam com carteira assinada. As características mais comuns dos microempreendedores foram: determinação, superação ao desemprego frente ao mercado de trabalho. Houve um crescimento de microempreendedores no município de Cacoal/RO. O estudo mostrou que um fator relevante foi o sonho de ter o próprio negócio e fazer o próprio horário. Sugerem que os empreendedores que desejam abrir um negócio próprio procurem um profissional habilitado para fazer plano de negócio. Para trabalhos futuros recomenda-se fazer pesquisa mais aprofundada sobre os microempreendedores individuais para verificar o crescimento município de Cacoal/RO.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Lindsay de Oliveira Mesquita Torres
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2552
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO HÉLIO LIMA SILVA.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador