Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2554
Title: Reconhecimento da qualidade da carne bovina a nível nacional: um estudo comparativo entre o Serviço de Inspeção Federal (SIF) e o Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI)
Authors: Santos, Kéllyta Rodrigues Paulus dos
Keywords: Certificação da qualidade
Frigoríficos
SIF
SISBI
Issue Date: 2017
Citation: SANTOS, Kéllyta Rodrigues Paulus dos. Reconhecimento da qualidade da carne bovina a nível nacional: um estudo comparativo entre o Serviço de Inspeção Federal (SIF) e o Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI). 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Abstract: A presente pesquisa teve por objetivo realizar um estudo comparativo sobre o cadastro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) e no Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI) de frigoríficos de carne bovina instalados na cidade de Cacoal-RO, buscando também conhecer o processo para cadastramento, bem como as dificuldades e benefícios percebidos em ambos. Trata-se de um estudo comparativo sobre o SIF e o SISBI como meios para ter a qualidade reconhecida a nível nacional em dois frigoríficos da cidade de Cacoal – Rondônia. Como metodologia foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva utilizando o método dedutivo e comparativo. A técnica empregada foi o levantamento de dados bibliográficos, bem como entrevista semiestruturada. Os locais para a realização da mesma estão situados na cidade de Cacoal, sendo eles dois frigoríficos de carne bovina, considerando que o primeiro possui registro no SIF e o segundo está cadastrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e almeja o SISBI. Como resultado da pesquisa foi verificado que os benefícios, dificuldades, requisitos por parte da indústria, bem como outros aspectos são muito semelhantes nas duas certificações estudadas, porém a maior diferença foi percebida no processo para o cadastramento, pois no SISBI primeiro o Município ou Estado deve requerer a adesão, enquanto no SIF a solicitação é feita somente pela indústria. Por fim, sugere-se que o presente estudo seja reproduzido após a confirmação da adesão do Estado de Rondônia ao SISBI, com o intuito de se obter a percepção vivenciada pelas indústrias com os dois tipos de selos nacionais.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Ademilson de Assis Dias
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2554
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KÉLLYTA RODRIGUES PAULUS DOS SANTOS.pdf778,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.