Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2562
Título: Humanização e formação: uma abordagem na graduação em biomedicina
Autor(es): Galiotto, Renata Borges da Silva
Palavras-chave: Humanização
Formação
Biomedicina
Data do documento: 2015
Citação: GALIOTTO, R . B . S . Humanização e formação: uma abordagem na graduação em biomedicina. 2015. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: Para que as ações nos serviços em saúde sejam eficientes e ao mesmo tempo humanizadas é premente voltar à formação para a humanização das práticas em saúde, para que este futuro profissional desenvolva responsabilização e comprometimento para com o usuário, enfocando a sua complexidade como um todo. Partindo desta premissa buscou-se analisar como a temática humanização tem sido apreendida durante o processo de formação em biomedicina de uma instituição de ensino superior em Vilhena - RO, tendo como referencia as percepções dos próprios alunos. A pesquisa de abordagem qualitativa foi composta de duas fases. A primeira foi constituída pela análise do plano pedagógico do curso com o objetivo de investigar a presença de conteúdos indicativos do ensino da humanização. A segunda fase foi efetivada com a realização de entrevistas semiestruturadas para compreender as percepções dos graduandos sobre a abordagem da humanização no ensino de graduação e descrever como os alunos percebem a contribuição dos docentes para o conhecimento sobre a temática humanização. O estudo permitiu identificar que a percepção dos alunos sobre a humanização é uma característica de currículo oculto, por se pautar em suas próprias percepções evidenciando uma discordância entre o currículo idealizado e o legítimo aprendizado. Apesar de expressarem a necessidade de um atendimento humanizado, não apontam métodos bem estabelecidos que permitam esta abordagem, e postulam ainda a necessidade de um modelo formativo que primem pelo ensino da humanização no currículo de formação em biomedicina. O que se percebe é uma supervalorização aos aspectos técnico-científicos dos processos de saúde e doença em detrimento as dimensões mais relevantes do cuidado aos seres humanos, especialmente na realidade da saúde pública no nosso país. Consideramos que, embora seja necessário conhecimento, habilidades e competências específicas ao futuro profissional biomédico, nos defrontamos com um contexto econômico e político que pouco tem contribuído para a efetivação da política educacional no que concerne a formação de profissionais de todas as áreas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Rosely Valéria Rodrigues.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2562
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde - Renata Borges da Silva Galiotto.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.