Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2569
Title: O conhecimento e a prática de profissionais de saúde sobre o gerenciamento de resíduos em um hospital público de Rondônia
Authors: Silva, Fábio Ximenes da
Keywords: Resíduos de Serviços de Saúde
Gerenciamento de Resíduos
Educação permanente
Issue Date: 2015
Citation: Silva, F. X. da. O conhecimento e a prática de profissionais de saúde sobre o gerenciamento de resíduos em um hospital público de Rondônia. 2015. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Abstract: Os resíduos gerados em hospitais são reconhecidos como um problema grave, que pode ter efeitos prejudiciais para o ambiente e para a saúde dos seres humanos. O gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde possui diversos aspectos, dentre eles a responsabilidade ambiental, pois o despejo não planejado desses resíduos no ambiente ocasiona sérios problemas ao ecossistema, podendo poluir o solo, a água e a atmosfera, provocando, direta ou indiretamente, diversas patologias. Nesse sentido, é extremamente importante o conhecimento dos profissionais envolvidos no processo de gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). O objetivo desse trabalho é investigar o conhecimento e a prática dos profissionais de saúde a respeito do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, descritiva. A pesquisa foi realizada em um hospital público do Estado de Rondônia. A população do estudo foi composta por 180 profissionais de saúde. Para caracterizar o sistema de gerenciamento de RSS e a rotina dos profissionais de saúde quanto ao gerenciamento de RSS, foi realizada análise do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) da instituição e o acompanhamento da prática do serviço diário com instrumentos elaborados para este fim. Os profissionais de saúde responderam a um questionário cujas perguntas abordaram as principais normas e técnicas de segregação de resíduos de saúde. Os dados foram tratados no programa Microsoft Excel ®. Para a análise estatística foi utilizado o programa Epi Info 7. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, CAAE nº 36761714.2.0000.5300. Foi constatado que o PGRSS da unidade hospitalar estudada contempla apenas parcialmente o exigido pela legislação brasileira atual. A principal deficiência do manejo de resíduos do hospital recai sobre a segregação incorreta. Os profissionais de saúde demonstraram conhecimentos básicos sobre o descarte dos resíduos gerados em seu processo de trabalho. 100% dos entrevistados souberam definir quais resíduos estão em cada grupo, mas 85% deles não sabe o que acontece com o RSS gerado em seu processo de trabalho após a segregação. Em 100% das visitas de averiguação os recipientes exclusivos para resíduo infectante continham algum resíduo comum e em 91,67% foi encontrado resíduo infectante em lixeira para resíduo comum. A principal estratégia para sanar os problemas encontrados é a implantação de um programa de educação, que envolva treinamentos frequentes, além de uma equipe designada para treinar, supervisionar e monitorar a correta implementação do plano.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Rejane Corrêa Marques.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2569
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - FInal - Fábio Ximenes da Silva.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.