Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/257
Título: Um levantamento sobre os procedimentos de captação de recursos do ICMS ecológico, no município de Ji-Paraná, Estado de Rondônia
Autor(es): Rodrigues, Helionai de Melo
Palavras-chave: ICMS ecologico
Sustentabilidade
Meio ambiente
Data do documento: 2011
Citação: RODRIGUES, Helionai de Melo. Um levantamento sobre os procedimentos de captação de recursos do ICMS ecológico, no município de Ji-Paraná, Estado de Rondônia. 2011. 27 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Resumo: O ICMS Ecológico já é uma realidade no Brasil, mas seu sucesso depende da gestão de cada Estado e Município com projetos de apoio em questões ambientais, surgindo à problemática quanto à gestão e aplicação desse recurso. Mostrando exemplos da eficácia desse importante aliado nas questões ambientais por meio de uma pesquisa bibliográfica em documentos já publicados, com uma análise de forma qualitativa, este trabalho se ocupará em realizar uma descrição objetiva e uma amostra a luz da experiência com a Prefeitura Municipal de Ji-Paraná. Por ser um dos primeiros Estados de implantação do ICMS Ecológico, por meio de questionários de entrevista aplicados neste município, conclui-se que Ji-Paraná precisa dar mais crédito a este importante aliado a preservação do meio ambiente, foi constatada a falta de gestão, manutenção e divulgação deste recurso em pesquisas feitas não somente a prefeitura local, mas também a órgãos essenciais para comprovar a veracidade das informações obtidas. Os Estados que estão dando o devido cuidado na execução do ICMS Ecológico em relação à conservação e preservação da biodiversidade, tem comprovado que o ICMS Ecológico é muito mais que uma teoria e sim um forte aliado a sustentabilidade. Sendo assim, este artigo recomenda a potencialização, divulgação e estudos sobre este instrumento de política pública, buscando o aprimoramento de seus métodos, especialmente quanto à avaliação de sua gestão, captação e aplicação nos Municípios envolvidos.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Cacoal como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação da Profª. Esp. Ellen Cristina de Matos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/257
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELIONAI DE MELO RODRIGUES.pdf173,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador