Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2572
Título: Intervenção sobre tuberculose para agentes comunitários de saúde no município de Porto Velho- RO
Autor(es): Freitas, Pollyana Roberta
Palavras-chave: Tuberculose.
Agente Comunitário de Saúde.
Conhecimento.
Data do documento: 2017
Citação: Freitas, P. R. Intervenção sobre tuberculose para agentes comunitários de saúde no município de Porto Velho- RO. 2017. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma intervenção educativa sobre Tuberculose (TB) para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), de duas Unidades de Saúde da Família (USF), no município de Porto Velho-RO. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados entre março e abril de 2017, por meio de um questionário estruturado, elaborado com base no “Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil”, no manual “Tratamento Diretamente Observado da Tuberculose na Atenção Básica: Protocolo de Enfermagem” e, no guia “Advocacia, Comunicação e Mobilização Social para o Controle da TB: Um Guia para o Desenvolvimento de Pesquisas de Conhecimento, Atitudese Práticas”. A análise de dados coletados foi realizada através de estatística descritiva, para identificação do perfil e das lacunas de conhecimento dos ACS sobre a TB. A intervenção foi delineada, a partir das lacunas do conhecimento identificadas e, com base no desenvolvimento de atividades em grupo, com apresentação em plenária, realizada em encontros de quatro horas cada, com os mesmos conteúdos e metodologia, para os ACS da U1 (um no período matutino e outro no vespertino), e um encontro no período matutino para todos os ACS da U2. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), através do Parecer Consubstanciado n. 1.849.736. Foram entrevistados 24 ACS, sendo 14 da U1 e 10 da U2. O perfil dos entrevistados foi constituído, em sua maioria, pela faixa etária de 41 a 50 anos (50,00%), sexo feminino (83,33%), casado (41,67%), ensino médio (66,67%), de seis a 10 anos como ACS (50,00%) e na atual Estratégia de Saúde da Família (ESF) (37,50%), com 151 a 160 famílias na sua microárea (41,67%), sem usuários com sintomatologia clínica da TB na microárea no momento da coleta de dados (95,83%), porém estes ACS já haviam acompanhado algum caso de TB (54,17%), participado de um a cinco treinamentos de TB (79,17%) e recebido de um a cinco materiais didáticos sobre TB (58,33%). Além disso, observou-se que a maioria dos ACS considerou que o seu nível de conhecimento sobre a TB “precisa melhorar” (79,17%). Os achados deste estudo demonstraram que os ACS possuíam um conhecimento restrito sobre a doença. A intervenção educativa, realizada em agosto de 2017, seguiu a programação proposta no plano de trabalho, com apresentação individual, dinâmica de grupo, discussão de texto, exposição dialogada e uma avaliação sobre a intervenção. Todos os participantes empregaram o termo “ótima” para avaliar a metodologia utilizada. A intervenção permitiu além da aquisição de novos conhecimentos; perceber a importância dos processos formativos e de qualificações constantes que possibilitem que estes profissionais possam dialogar sobre o cenário em que suas atribuições são desempenhadas e as dificuldades vivenciadas no dia-a-dia. Estudos como este podem gerar reflexões sobre a importância da atuação qualificada do ACS no controle da TB e contribuir como ferramenta de gestão, para avaliação das necessidades dos profissionais para educação, além de possibilitar um planejamento coerente e participativo com os atores envolvidos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Nathalia Halax Orfão.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2572
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pollyana_DissertaçãoVersãoFinal.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.