Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2580
Title: Aplicação de ferramenta de análise de sustentabilidade de sistemas microgrids na Amazônia
Authors: Amaral, Cristiano Torres do
Keywords: microgrids
energia limpa
energia renovável
desenvolvimento sustentável
Issue Date: 2018
Citation: AMARAL, Cristiano Torres do. Aplicação de ferramenta de análise de sustentabilidade de sistemas microgrids na Amazônia. Fundação Universidade de Rondônia, 2018.
Abstract: A geração de energia com fontes limpas e renováveis, integração e distribuição, conhecidas como sistemas microgrids, foram apresentadas como propostas de soluções sustentáveis na Conferência das Partes (COP-21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), em Paris no final de 2015. Nesta conferência, os cientistas e pesquisadores enfatizaram a importância e a contribuição dos sistemas microgrids na redução do efeito estufa a partir de exemplos de utilização integrada de fontes de energia solar, eólica, biogás e biomassa nos países emergentes e em alguns países da África. No Brasil não é diferente e conforme registro na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) este sistema tem sido implantado para atender comunidades, escolas e empresas em áreas isoladas. Este trabalho tem por objetivo geral aplicar metodologia para análise da sustentabilidade dos sistemas microgrids, em especial, no estado de Rondônia, e seus objetivos específicos buscam identificar, quantificar e caracterizar os sistemas microgrids instalados no estado, bem como definir as variáveis e características técnicas associadas a elementos econômicos, sociais e ambientais que possam indicar a viabilidade e a sustentabilidade dos sistemas microgrids. Esta pesquisa tem início a partir da revisão e atualização bibliográfica dos sistemas microgrids e o respectivo levantamento/mapeamento das unidades em operação no estado de Rondônia. Em seguida, serão aplicados indicadores de desempenho técnico, social, econômico e ambiental para compor uma matriz de sustentabilidade dos sistemas microgrids. A matriz de sustentabilidade demonstrará graficamente os critérios e requisitos de sustentabilidade que orientará investimentos de empreendedores, e ainda, gestores públicos na elaboração de políticas de incentivo, implantação e regulação dos sistemas microgrids no estado de Rondônia.
Description: Tese de Doutorado defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Área de Concentração em Desenvolvimento Sustentável. Orientador: Prof. Dr. Artur de Souza Moret
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2580
Appears in Collections:PGDRA/PVH - Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Tese)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiano_Amaral_Tese_2016_2018.pdf4,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.