Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2580
Título: Aplicação de ferramenta de análise de sustentabilidade de sistemas microgrids na Amazônia
Autor(es): Amaral, Cristiano Torres do
Palavras-chave: microgrids
energia limpa
energia renovável
desenvolvimento sustentável
Data do documento: 2018
Citação: AMARAL, C. T. do. Aplicação de ferramenta de análise de sustentabilidade de sistemas microgrids na Amazônia. 2018. 111 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: A geração de energia com fontes limpas e renováveis, integração e distribuição, conhecidas como sistemas microgrids, foram apresentadas como propostas de soluções sustentáveis na Conferência das Partes (COP-21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), em Paris no final de 2015. Nesta conferência, os cientistas e pesquisadores enfatizaram a importância e a contribuição dos sistemas microgrids na redução do efeito estufa a partir de exemplos de utilização integrada de fontes de energia solar, eólica, biogás e biomassa nos países emergentes e em alguns países da África. No Brasil não é diferente e conforme registro na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) este sistema tem sido implantado para atender comunidades, escolas e empresas em áreas isoladas. Este trabalho tem por objetivo geral aplicar metodologia para análise da sustentabilidade dos sistemas microgrids, em especial, no estado de Rondônia, e seus objetivos específicos buscam identificar, quantificar e caracterizar os sistemas microgrids instalados no estado, bem como definir as variáveis e características técnicas associadas a elementos econômicos, sociais e ambientais que possam indicar a viabilidade e a sustentabilidade dos sistemas microgrids. Esta pesquisa tem início a partir da revisão e atualização bibliográfica dos sistemas microgrids e o respectivo levantamento/mapeamento das unidades em operação no estado de Rondônia. Em seguida, serão aplicados indicadores de desempenho técnico, social, econômico e ambiental para compor uma matriz de sustentabilidade dos sistemas microgrids. A matriz de sustentabilidade demonstrará graficamente os critérios e requisitos de sustentabilidade que orientará investimentos de empreendedores, e ainda, gestores públicos na elaboração de políticas de incentivo, implantação e regulação dos sistemas microgrids no estado de Rondônia.
Descrição: Tese de Doutorado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) como requisito para obtenção do Título de Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Artur de Souza Moret.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2580
Aparece nas coleções:Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Tese)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiano_Amaral_Tese_2016_2018.pdf4,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.