Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2582
Título: Mudanças na estrutura social, conservação ambiental e usos dos recursos naturais na cidade Porto Velho a partir da construção das hidrelétricas do complexo do madeira
Autor(es): Ferreira, Rozangela Gomes
Palavras-chave: Complexo do Madeira
Equilíbrio Pontuado
Hidrelétricas
Megaprojeto
Mudança Revolucionária
Data do documento: 2018
Citação: FERREIRA, R. G. Mudanças na estrutura social, conservação ambiental e usos dos recursos naturais na cidade de Porto Velho a partir da construção das Usinas Hidrelétricas do Complexo do Madeira. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: A construção de usinas hidrelétricas (UHE) condiciona um processo novo de urbanização e de transformação do espaço e da qualidade de vida da população envolvida. Um megaprojeto como esse pode provocar grandes mudanças ao local de sua instalação e ao seu entorno. Tais transformações podem ser chamadas de mudanças revolucionárias. A Teoria do Equilíbrio Pontuado desenvolve três conceitos fundamentais denominado de estrutura profunda, períodos de estabilidade e períodos de revolução, e consiste na afirmação de que os sistemas evoluem através da alternância de períodos de equilíbrio, em que as estruturas subjacentes persistentes permitem apenas mudanças incrementais e, períodos de revolução, quando são fundamentalmente alteradas. Nos sistemas envolvidos nesse cenário, notadamente nos sistemas sociais, os distúrbios causam variações que, após um ordenamento, podem ou não serem retidas e reconfigurarem uma nova estrutura profunda. Utilizando de uma pesquisa qualitativa e exploratória, este estudo objetiva compreender as mudanças ocorridas na cidade de Porto Velho, a partir da construção das UHE do Complexo do Madeira. Os resultados demonstram que a maioria das variáveis deste estudo passou por períodos revolucionários, porém somente algumas sofreram revolução que foram capazes de alterar suas estruturas profundas. Dentre os distúrbios observados, o alagamento, a desapropriação e a migração, foram os que causaram consequências capazes de transformar o sistema social do Município de Porto Velho de maneira significativa. Porém, apesar das mudanças ocorridas, não se pode considerar que houve equilíbrio pontuado, no sistema social de Porto, de forma generalizada.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Profª. Drª. Mariluce Paes de Souza.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2582
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao v rozangela.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.