Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2590
Título: Educação em saúde: necessidades e estratégias educacionais na ótica do cliente renal crônico em um centro de diálise da amazônia legal
Autor(es): Moraes, Domitilia dos Santos Fideles de
Palavras-chave: Doença renal crônica
educação em saúde
promoção da saúde
Data do documento: 2017
Citação: Moraes, D. dos S. F. de. Educação em saúde: necessidades e estratégias educacionais na ótica do cliente renal crônico em um centro de diálise da Amazônia legal. 2017. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: A doença renal crônica é problema mundial de saúde pública com incidência e prevalência crescentes, altos custos e fracos resultados. O Brasil gasta bilhões com o tratamento dialítico, sem resultados rápidos que melhorem a qualidade de vida dos clientes em terapia dialítica. A carência, nos serviços de diálise, de um enfoque de ações educativas, construídos com a participação dos clientes, despertou o interesse para esta pesquisa cujos os objetivos foram: identificar as necessidades educacionais e qual metodologia educacional a ser utilizada, a partir das demandas apresentadas pelos clientes renais crônicos, permitindo a elaboração do planejamento de ações educativas para serem desenvolvidas no serviço. Estudo quali-quantitativo realizado em uma clínica de hemodiálise, no município de Ariquemes-RO, com os clientes em terapia hemodialítica, no período de fevereiro a maio de 2017. Para a coleta de dados utilizou a técnica de grupo focal (1º fase) com 20 participantes e a aplicação de um questionário (2º fase) aos demais clientes em tratamento. Os dados colhidos foram submetidos a análise de conteúdo (1º fase) e a análise pelo programa Statistical package for the Social Sciences (2º fase). O projeto foi submetido e aprovado, através do Parecer Consubstanciado nº. 1.849.760, pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Rondônia (CEP/NUSAU/UNIR), conforme Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) n°. 466, de 12 de dezembro de 2012. Os resultados obtidos revelaram a necessidade de aprofundamentos dos temas relacionados ao conceito de doença renal crônica, as formas de tratamento e os cuidados necessários para uma melhor qualidade de vida. Os meios educativos destacados foram o vídeo, palestras e cartilha educativa como melhores formas para receber o conhecimento. A participação dos clientes permitiu identificar suas necessidades de aprendizagem e estratégias a serem utilizadas na proposta de ações de educação em saúde a serem desenvolvidas no serviço.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Prof. Dr. Alessandro Corrêa Prudente dos Santos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2590
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROJETO MESTRADO CAPA DURA DEFINITIVO.pdf3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.