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dc.contributor.authorCoelho, Agna Maria de Souza-
dc.date.accessioned2019-05-30T15:00:44Z-
dc.date.available2019-05-30T15:00:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCOELHO, Agna Maria de Souza. A Educação escolar na cultura do povo é um processo que fortalece ou fragiliza a identidade étnica dos “wari”?. Universidade Federal de Rondônia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2594-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia para obtenção do título de Mestra em Geografia. Área de concentração: Sociedade e Território na Pan Amazônia Orientador: Prof. Dr. Adnilson de Almeida Silvapt_BR
dc.description.abstractEsta investigação científica identifica e analisa os fatores que fragilizam os aspectos de pertencimento desenvolvidos nos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II através do Componente da Matriz Curricular “Cultural do Povo” da escola indígena Wem Kanum Oro Waram na fronteira Brasil/Bolívia, da cidade de Guajará-Mirim (RO) com vista a contribuir para a minimização os problemas sociais do povo Wari’ A Educação Escolar Indígena vem na atualidade modificando as realidades das comunidades indígenas, ainda que a passos lentos, frente aos saberes da cultura dominante. Para analisar os procedimentos metodológicos e a utilização dos recursos utilizados na escola indígena, que perpassam e que promovem o conhecimento de seus marcadores territoriais capazes de desenvolver o sentimento de pertencimento, utilizamos a metodologia dos mapas mentais e a produção textual. Na análise das características do sentimento de pertencimento dos jovens, decorrentes do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido na escola e como esse processo é apreendido pelos alunos, realizamos a observação participante, entrevistas semi estruturadas. Somamos tais técnicas à análise documental para apontar uma possível forma de contribuir para garantir aos povos indígenas a preservação de seus dados sócio histórico cultural, através do papel da escola. Através do método fenomenológico, foi possível concluir que a educação escolar vem fragilizando os aspectos de pertencimento dos alunos, e que a disciplina Cultura do Povo, embora esteja sendo desenvolvida através da educação familiar, precisa ser revista e estruturada para que possa ser capaz de fortalecer o pertencimento dos jovens estudantes indígenas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Brenda de Araújo (vasconcelosbrendaa@hotmail.com) on 2019-04-10T15:57:07Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_AGNA_MARIA_DE_SOUZA_COELHO.pdf: 6477915 bytes, checksum: 66d0ecd524321133b5f1bf5631323626 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Eliane Gemaque (elianegemaque@unir.br) on 2019-05-30T15:00:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_AGNA_MARIA_DE_SOUZA_COELHO.pdf: 6477915 bytes, checksum: 66d0ecd524321133b5f1bf5631323626 (MD5)en
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectJovens Indígenaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCultura do Povo.pt_BR
dc.subjectIdentidade.pt_BR
dc.titleA Educação escolar na cultura do povo é um processo que fortalece ou fragiliza a identidade étnica dos “wari”?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

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