Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2601
Título: Identificação e caracterização genotípica dos vírus gastrointestinais, isolados de análises coproscópicas de indivíduos adultos infectados pelos vírus HIV em Porto Velho - RO
Autor(es): Rosa, Annemarie Gracielly de Souza Loeschke
Palavras-chave: HIV
Rotavírus
Norovírus
Adenovírus Humano
Astrovírus Humano.
Data do documento: 2018
Citação: ROSA, A. G. de S. L. Identificação e caracterização genotípica dos vírus gastrointestinais, isolados de análises coproscópicas de indivíduos adultos infectados pelos vírus HIV em Porto Velho - RO. 2018. 103f. Dissertação (Mestrado em Biologia Experimental) - Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença que nos seres humanos causa a progressiva destruição do sistema imunitário, favorecendo condições para o desenvolvimento de infecções oportunistas, tornando-se um problema de saúde pública. O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar os vírus gastrointestinais Rotavírus - RoV, Norovírus - NoV, Adenovírus - AdV e Astrovírus - AstV, de isolados coproscópicos de indivíduos infectados pelo HIV em Porto Velho-RO. Para a obtenção dos resultados foi realizada extração do material genético pela metodologia de Chomczynku e Sacchi; RT-PCR para identificação de RoV, NoV e AstV; e PCR para o AdV. Para a análise filogenética do material sequenciado foi utilizado BioEdit Sequence Alignment Editor e para a montagem e alinhamento da árvore filogenética foram utilizados os programas Geneious e Mafft. Foram analisadas 150 amostras fecais, sendo identificadas: 9,3% (14/150) de RoV; 3,3% (5/150) de NoV; 9,3% (14/150) de AdV; e nenhuma ocorrência para AstV. O perfil genotípico dos RoV consistiu em G1P[8]; G12P[8]; G12PNT; G3P[8]; G3PNT; GNTP[8] e GNTPNT. O perfil genotípico dos NoV encontrados para região da polimerase consistiu em GII.Pe; GII.P17 e GII.Pg; e, para a região do capsídeo, GII17 e GII1. O perfil genotípico dos AdV foi pertencente aos dos grupos D e F. Em relação às condições socioeconômicas, observou-se que apresentaram baixo nível de escolaridade e baixo ganho salarial. Essas informações concordam com outros estudos que mostraram que a maioria dos indivíduos infectados pelo HIV tem baixa renda familiar e insuficiente escolarização. No presente estudo, NoV foi identificado abaixo do apresentado em estudo realizado no Brasil; em relação à genotipagem dos RoV, o tipo G1P[8] continua circulando no país. No tocante à infecção do AdV, o presente estudo concordou com resultados da Argentina e do Brasil. No que diz respeito à negativa para o AstV, tal resultado diverge de outros estudos, como os conduzidos em Atlanta e em Córdoba. Em conclusão, o estudo fornece dados relevantes, favorecendo o planejamento de futuras ações que visam à melhoria na assistência médico-sanitária.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação de História e Estudos Culturais (PPHEC), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em História e Estudos Culturais. Orientador(a): Profª. Drª. Najla Benevides Matos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2601
Aparece nas coleções:Mestrado em Biologia Experimental (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IDENTIFICACAO_E_CARACTERIZACAO_GENOTIPICA_DOS_VIRUS_GASTROINTESTINAIS__ISOLADOS_DE_....pdf5,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.