Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2608
Title: Empreendedorismo Institucional na Cadeia Produtiva da Castanha-da-Amazônia no Estado de Rondônia
Authors: Santos, Felipe Pinheiro dos
Keywords: Amazônia
Castanha-da-Amazônia
Empreendedorismo Institucional
Rondônia
Issue Date: 2018
Citation: SANTOS, F. P. Empreendedorismo Institucional na Cadeia Produtiva da Castanha-da-Amazônia no Estado Rondônia. Dissertação. Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração. Universidade Federal de Rondônia: pp. 116. Porto Velho, 2018.
Abstract: O estado de Rondônia foi construído mediante vários ciclos econômicos que detinham como semelhança a exploração de insumos próprios da Amazônia. Em tais ciclos são encontrados produtos como a castanha-da-Amazônia, a qual auxilia na economia amazônida desde a época colonial, porém, com relevância negligenciada. Empreender institucionalmente na cadeia produtiva da castanha em Rondônia requer o conhecimento do atual momento no qual se encontra esse ambiente institucional. Por isto, o objetivo geral deste estudo busca analisar o estágio do empreendedorismo institucional na cadeia produtiva da castanha-da-Amazônia no estado de Rondônia. Para alicerçar solidamente os fundamentos teóricos a respeito do empreendedorismo institucional, foi realizada bibliometria no que concerne à temática, relacionando-a com os atributos poder e legitimidade também descritos pela teoria dos stakeholders. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas com atores estratégicos, por leis e normas identificas na esfera estadual, além de dados provenientes de artigos científicos. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e qualitativa. Foram considerados dezesseis atos estaduais para auxiliar na identificação do estágio de empreendedorismo institucional na cadeia. A legitimação para determinados agentes ocorre no estágio de iluminismo, enquanto que a concessão de legitimidade e poder a outros atores da cadeia se perpetua no estágio de endosso regulatório. Por intermédio do delineamento construído neste trabalho pode se afirmar que o estágio do empreendedorismo institucional na cadeia produtiva da castanha em Rondônia está no momento de iluminismo com um viés de transição para o estágio de endosso regulatório, possibilitando janelas de oportunidades para ações institucionalmente empreendedoras, como também para que atores “comuns” adquiram atributos e habilidade que os transformem em empreendedores institucionais. Neste sentido este trabalho contribui para o avanço do conhecimento da área, independentemente de considerar a importância da reaplicação da metodologia utilizada em futuras pesquisas.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD) da Fundação Universidade Federal de Rondônia como requisito para a obtenção do título de Mestre em Administração. Orientadora: Profa. Dra. Mariluce Paes de Souza
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2608
Appears in Collections:PPGA/PVH - Mestrado em Administração (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Felipe Pinheiro - Capa Dura - Finalizada.pdf1,39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.