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Título: Métodos de avaliação na formação médica
Autor(es): Veiga, Marcos Alberto de Mendonça
Palavras-chave: Avaliação
Métodos de avaliação
Educação médica
Data do documento: 2015
Citação: VEIGA, M. A. de M. Métodos de Avaliação na Formação Médica. 2015. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: A formação médica nos últimos anos vem sendo objeto de discussões e reflexões quanto ao atual modelo de ensino nos cursos de medicina em nosso país, norteando para a necessidade cada vez mais constante da verificação da metodologia de avaliação da aprendizagem dos nossos alunos. Dentro do processo de ensino-aprendizagem a avaliação possui papel importante como ferramenta diagnóstica que reflete este processo e as práticas pedagógicas. Na profissão médica há a necessidade de que além do desenvolvimento de um conhecimento teórico se tenha o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências que são formadas durante a graduação e na prática realizada nos estágios clínicos. O modo como esses alunos são avaliados neste período de estágio no internato médico vai demonstrar a verdadeira práxis nesta fase do curso de medicina e analisar se o que realmente está sendo avaliado reflete o perfil do médico idealizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e se efetivamente este aluno está apto para atividade médica. Objetivos: Investigar os métodos utilizados na avaliação do aluno ao final do estágio de clínica cirúrgica. Metodologia: Pesquisa quantitativa com abordagem descritiva realizada no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro com 102 alunos matriculados no 5º ano do curso de medicina de duas instituições de ensino superior do município de Porto Velho - RO. As notas obtidas por esses alunos através de três métodos de avaliação (prova teórica, OSCE e avaliação por conceito) realizados ao final do estágio em clínica cirúrgica foram os instrumentos desta pesquisa. Os dados após serem tabulados foram submetidos à análise estatística com a verificação de média, mediana, desvios-padrão e intervalo de confiança para média populacional com nível de significância de 5% (p < 0,05). A distribuição da normalidade dos dados foi verificada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov. O teste de Mann-Whitney foi realizado para verificar possíveis diferenças nas distribuições das notas. O coeficiente de correlação linear de Pearson foi realizado para verificar a correlação entre as três notas. A confiabilidade foi verificada pelo alfa de Cronbach. A analise fatorial foi aplicado as variáveis para descobrir e analisar as suas inter-relações. A variância encontrada foi analisada pelo método de analise dos componentes principais aplicados as variáveis. Resultados: A maior média (8,92) foi encontrada na avaliação por conceito e a menor média (5,87) na prova teórica. As três notas apresentaram uma associação fraca, mas a avaliação por conceito e o OSCE apresentaram uma associação positiva com significância estatística (r = 0,259 e p = 0,008). O alfa de Cronbach encontrado foi de 0,29 dando uma confiabilidade muito baixa aos métodos utilizados na avaliação dos alunos. Conclusão: Os métodos de avaliação utilizados no internato de clínica cirúrgica para avaliar os alunos do 5º ano do curso de medicina não possuem confiabilidade em sua aplicação e não avaliam todos os níveis da Pirâmide de Miller.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Prof. Dr. Horácio Tamada.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2610
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

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