Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2612
Title: A busca da identidade nacional no modernismo brasileiro: das palavras de Mário Andrade às pinceladas de Tarsila do Amaral
Authors: Coêlho, Edinaldo Gonçalves
Keywords: Alegoria.
Identidade Nacional
Interdiscursividade.
Tarsila do Amaral.
Macunaíma.
Issue Date: 2018
Citation: COÊLHO, Edinaldo Gonçalves. A busca da identidade nacional no modernismo brasileiro: das palavras de Mário Andrade às pinceladas de Tarsila do Amaral. Universidade Federal de Rondônia, 2018.
Abstract: O presente estudo tem como proposta fazer uma análise comparativa e discursiva da obra Macunaíma (1928), do escritor Mário de Andrade, com as obras (pictóricas) Abaporu, Morro da Favela, A Negra, Floresta, Paisagem com Touro, São Paulo, E.F.C.B, A Feira II, Carnaval em Madureira, O Vendedor de Frutas e A Cuca, da pintora modernista Tarsila do Amaral. Faremos uma leitura alegórica no primeiro capítulo dessa dissertação, entendendo a obra Macunaíma como um “mosaico de alegorias”. No segundo capítulo, valer-nos-emos dos conceitos de “primitivo” e “moderno” nas obras analisadas, verificando como a tensão primitivo/moderno está na construção das mesmas. Concluiremos nossas comparações com o terceiro capítulo, focado no discurso da identidade nacional brasileira. Ressaltamos, por fim, que analisaremos a construção dos discursos da identidade nacional brasileira, observando o dialogismo e a interdiscursividade, conceitos cunhados por Mikhail Bakhtin.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários do Departamento de Línguas Vernáculas da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Orientador: Prof. Dr. Fernando Simplício dos Santos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2612
Appears in Collections:MEL/PVH - Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO EDINALDO fim.pdf1,87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.