Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2616
Title: Percepção dos docentes de enfermagem sobre a sua prática pedagógica
Authors: Almeida, Elizete Gama Nascimento
Keywords: Docentes de enfermagem
Prática pedagógica
Ensino superior
Enfermagem.
Issue Date: 2018
Citation: ALMEIDA, Elizete Gama Nascimento. Percepção dos docentes de enfermagem sobre a sua prática pedagógica. Universidade Federal de Rondônia, 2018.
Abstract: Esta pesquisa buscou descrever e analisar as percepções que têm os docentes enfermeiros de graduação em enfermagem acerca de sua prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, realizada com docentes de enfermagem de três instituições de ensino superior (IES) de Porto Velho, Rondônia. Os participantes foram 12 professores enfermeiros atuantes nessas IES responsáveis pelos estágios supervisionados. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada no ano de 2017. A análise de conteúdo foi utilizada para o tratamento dos dados. A idade dos participantes foi de 32 a 59 anos, dos quais apenas dois eram do gênero masculino. A titulação de mestre foi a predominante e o tempo de serviço entre sete e 35 anos. Os três grupos temáticos levantados por meio da análise de conteúdo foram: o ingresso na docência como ato intencional ou obra do acaso; a prática pedagógica como produto da formação docente; e percepções sobre a identidade do professor enfermeiro. Evidenciou-se que: o ingresso do professor enfermeiro no ensino superior se dá como um acontecimento casual ou objetivo almejado ainda na graduação; as suas práticas pedagógicas são produto das influências da sua formação e melhoram ou avançam concomitante ao tempo e as atividades desenvolvidas, ou seja, quanto mais profunda a relação com a docência e seus pares, mais ampla e crítica será a percepção sobre a sua própria prática; e a identidade profissional é caracterizada pelos elementos do trabalho docente, como o compromisso, a responsabilidade, o interesse e zelo pela profissão, a busca pela capacitação, pela competência e pelo domínio da área pedagógica. São unânimes ao revelar que precisam aprender sempre, que ensinar é um desafio, que suas práticas são susceptíveis de serem reavaliadas e modificadas em favor de uma formação crítica, reflexiva e significativa.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde – MPECS, do Departamento de Medicina da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Orientadora: Prof.a Dra. Lucia Rejane Gomes da Silva
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2616
Appears in Collections:PPGECS/PVH - Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de Mestrado Elizete Gama Nascimento de Almeida.pdf924,09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.