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Title: Educação ambiental crítica: em busca de um marco conceitual para a constituição da sustentabilidade nas escolas do município de Porto Velho
Authors: CLARO, Paulo Cesar Gastaldo
Keywords: Educação Ambiental crítica
Quadro de Referência
Sustentabilidade.
Issue Date: 2019
Citation: CLARO, Paulo Cesar Gastaldo. Educação ambiental crítica: em busca de um marco conceitual para a constituição da sustentabilidade nas escolas do município de Porto Velho. Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Abstract: Esta tese tem como objetivo analisar as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas pelo projeto Escola Mais Sustentável, aplicado pela Subsecretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) em dezessete escolas do município de Porto Velho. A composição teórica do trabalho se deu a partir dos autores do campo da Educação Ambiental crítica, sinalizando para um constructo teórico que tem como condição singular subsidiar os professores na análise dos projetos educativos ambientais em execução ou em construção, por meio de treze dimensões epistêmicas, denominado de Quadro de Referência. A pesquisa articula-se a partir de uma perspectiva qualitativa, tendo como estratégia de investigação o estudo de caso exploratório. Em relação a coleta dos dados definiu-se a combinação de três fontes variadas de informação, sendo elas: a) projetos disponibilizados pela Subsecretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA); b) entrevistas semiestruturadas com a coordenação do Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais e Mudanças Climáticas (DGPAMC); c) realização de Grupo Focal com as escolas participantes do projeto Escola Mais Sustentável. As informações foram coletadas no primeiro e segundo semestres de 2018 por intermédio de entrevistas semiestruturadas e documentos disponibilizados pela SEMA, sendo que o Grupo Focal foi realizado no segundo semestre de 2018. Utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) para a análise dos documentos, destacando quatro momentos distintos: a) pré-análise; b) exploração do material; c) tratamento das informações, d) redação das análises. Os resultados encontrados revelam que projeto Escola Mais Sustentável ancora suas premissas numa concepção de Educação Ambiental conservacionista/naturalista/comportamentalista. As práticas educativas ambientais destacadas no projeto foram: oficinas de reciclagem de papel e plástico; horta na escola; produção de adubo; coleta seletiva de lixo; arborização nas escolas; passeios ao ar livre; práticas de sensibilização; aplicação de oficinas socioeducativas; comemoração da semana da água; comemoração do dia nacional da conscientização sobre mudanças climáticas; comemoração do dia do ruído; comemoração da semana do meio ambiente; comemoração do dia da árvore; comemoração do dia mundial dos animais. Em relação ao conceito de sustentabilidade, observou-se que as práticas educativas ressaltam ações que sinalizam para a superação da degradação ambiental; responsabilidade social; viver em harmonia com o meio ambiente; não desperdiçar a água; evitar a crescente destruição da natureza; evitar a produção do lixo e a conscientização ambiental. Por fim, destaca-se que as práticas educativas analisadas não evidenciam ações que apontem para uma Educação Ambiental crítica que envolva a comunidade escolar a partir da ressignificação das desigualdades sociais, dos modelos de desenvolvimento, tampouco da assunção da sociedade civil na busca de caminhos sustentáveis baseados na perspectiva do Desenvolvimento Local.
Description: Tese de Doutorado apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Área de Concentração em Desenvolvimento Sustentável e Diagnóstico Ambiental, para obtenção do Título de Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.. Orientador: Prof. Dr. Fabrício Moraes de Almeida
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2617
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