Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2623
Title: A presença Trágica do "emparedado" nas doces paragens da literatura
Authors: Barros, Adailton Almeida
Keywords: Cruz e Sousa
Símbolos
Simbólica do mal
Issue Date: 2018
Citation: BARROS, A. A. A presença Trágica do "emparedado" nas doces paragens da literatura. Universidade Federal de Rondônia, 2018.
Abstract: Este trabalho elabora uma leitura que destaca a emergência dos símbolos no poema “Emparedado” de João da Cruz e Sousa (1861 – 1898). O trabalho está dividido em três partes que identificam objetivos diferentes do nosso trabalho, a saber, a primeira que nos introduz o poema, traz conceitos fundantes e discute a forma poética do texto, a segunda que trabalha com os símbolos noturnos do poema “Emparedado” e com os recursos fonéticos e a terceira que elabora uma leitura que destaca a emergência dos símbolos e dos mitos do mal no poema “Emparedado” a partir da abordagem dos símbolos do mal e dos mitos do princípio e fim do mal realizado por Paul Ricoeur em sua Simbólica do Mal, especialmente os símbolos da culpabilidade: mancha, pecado e nódoa, e os tipos míticos da alma exilada e do trágico. A abordagem do símbolo é a tônica do trabalho, porque por meio de seu estudo pode-se verificar um discurso metapoético e, também, características de um eu lírico trágico no poema.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Estudos Literários - MEL, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador (a): Profª Drª. Mara Genecy Centeno Nogueira
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2623
Appears in Collections:MEL/PVH - Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação mestrado.pdf1,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.