Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2625
Título: Aletranje - a pertinência da família na ampliação do espaço social transnacional haitiano: o Brasil como uma nova baz
Autor(es): Cotinguiba, Geraldo Castro
Palavras-chave: Migração haitiana
Redes familiares
Ampliação do espaço social transnacional haitiano;
Haiti
Brasil
América do Sul
Data do documento: 2019
Citação: COTINGUIBA, G. C. Aletranje - a pertinência da família na ampliação do espaço social transnacional haitiano: o Brasil como uma nova baz. 2019. 250 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019.
Resumo: O objetivo geral desta tese é uma análise sobre como a imigração haitiana para o Brasil, entre 2010 e 2018, ampliou o espaço social transnacional haitiano. A análise sobre esse processo de ampliação incide sobre os itinerários das redes familiares e suas estratégias no processo de mobilidade dos sujeitos, os dados coletados pela pesquisa de campo, a noção de espaço social transnacional nessa migração, a relevância do princípio da ajuda mútua na mobilidade e os valores coletivos da mobilidade sobre a cosmovisão gerada pela migração. A referência teórica que embasa esta tese é a teoria do transnacionalismo. Os principais lugares sociais da pesquisa foram o Brasil, a República Dominicana e o Haiti, complementados por observações em Santiago do Chile e cidades-gêmeas da tríplice fronteira Brasil-Bolívia-Peru. A tese central reside sobre dois pilares: 1) a família é elemento estruturante da mobilidade haitiana. 2) a mobilidade é um elemento estruturante da sociedade haitiana. Os resultados alcançados por esta pesquisa indicam que 1) o Brasil se tornou uma baz (base) da migração haitiana, 2) com a inserção do Brasil, o espaço social transnacional haitiano foi ampliado. Os resultados ainda indicam para um processo de ampliação desse espaço em escala regional, materializado pela América do Sul, com a interconexão de países como o Chile, Equador, Argentina, além de outros espaços já alcançados na região por essa mobilidade. A discussão geral integra elementos históricos que envolvem a formação do Haiti nos períodos colonial e pós-colonial, a formação do espaço transnacional, o papel da família e sua divisão sexual do trabalho, a relação entre migração e envio de remessas. A partir de uma pesquisa de campo itinerante e longitudinal, os dados são confrontados com discussão teórica e a história para uma verificação da ampliação do espaço social transnacional haitiano envolvendo o Brasil.
Descrição: Tese de Doutorado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) como requisito para obtenção do Título de Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Arneide Bandeira Cemin. Coorientador: Prof. Dr. Obrillant Damus.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2625
Aparece nas coleções:Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Tese)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese PGDRA Geraldo C. Cotinguiba.pdf7,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.