Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2634
Title: Implantação da educação permanente em oncologia em um hospital na cidade de Cacoal, ao sul do estado de Rondônia
Authors: Santana, Danielle da Silva
Keywords: Educação Permanente
Oncologia.
Políticas Públicas
Issue Date: 2017
Citation: SANTANA, D. da S. Implantação da educação permanente em oncologia em um hospital na cidade de Cacoal, ao sul do estado de Rondônia. Universidade Federal de Rondônia, 2017.
Abstract: A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) preconiza o atendimento integral dos usurários com câncer. Nesse sentido, a Educação Permanente em Saúde (EPS) se mostra uma importante estratégia para o alcance da efetividade das ações no controle dessa doença. Sendo assim, o objetivo principal do presente estudo foi compreender a percepção dos profissionais médicos e enfermeiros acerca da EPS, no Hospital Regional de Cacoal. Realizouse um estudo do tipo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados observação simples e entrevista semiestruturada, realizada com quinze profissionais. Para a análise de dados foi empregada a técnica de análise de conteúdo, em que buscou-se a construção de grupos temáticos representativos do fenômeno analisado. Os principais resultados apontaram que a educação permanente é compreendida como sinônimo de educação continuada, os participantes descreveram o HRC como sendo um local propício para realização de práticas educacionais e os principais temas de interesse na área de oncologia estiveram relacionados aos cuidados paliativos e quimioterapia antineoplásica. Em face disso, evidenciou-se que a EPS no HRC precisa ser melhor entendida pelos profissionais e ser expandida na sua implementação, sendo necessário formular e inserir ações da área do câncer no planejamento. Demonstrou-se também que as maiores dificuldades para a efetivação dessa educação estão relacionadas à gestão do serviço e trabalho em equipe. Contudo, o HRC apresenta potencialidades como profissionais capacitados, boa infraestrutura e pactuação com a área de ensino.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS) do Departamento de Medicina da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador: Dr. José Odair Ferrari
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2634
Appears in Collections:PPGECS/PVH - Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertaçãoDANIELLESANTANA_2017.pdf1,75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.