Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2638
Título: As competências essenciais na atenção pré-natal: as ações dos enfermeiros na zona leste do município de Porto Velho - RO
Autores: Cavalcante, Daniela Ferreira Borba
Palavras-chave: Competências
Enfermeiros
Pré-natal
Data de publicação: 2015
Citação: CAVALCANTE, D. F. B. As competências essenciais na atenção pré-natal: as ações dos enfermeiros na zona leste do município de Porto Velho - RO, 88f. Dissertação de Mestrado (Mestre em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Resumo: Estudos apontam que a presença de enfermeiros qualificados para o atendimento à mulher no ciclo gravídico puerperal é um indicador de qualidade da assistência e de redução da morbimortalidade materna e neonatal. Este estudo teve como objetivo principal investigar a assistência à mulher durante o pré-natal na Zona Leste de Porto Velho-RO por meio das ações realizadas pelos enfermeiros, tendo por base as competências essenciais para o cuidado pré-natal. O delineamento do presente estudo foi descritivo, de abordagem quantitativa. Foi desenvolvido nas Unidades de Saúde da Família da Zona Leste do município de Porto Velho-RO. Fizeram parte deste estudo 19 enfermeiros que atendem as mulheres durante a gestação, no pré-natal, nas unidades de saúde da Zona Leste do município que se disponibilizaram a participar do estudo. A coleta de dados foi através da entrevista semiestruturada com os enfermeiros e observação sistemática e não participante da atenção pré-natal oferecida pelos enfermeiros. Os dados coletados foram digitados e analisados usando o Software Statistical Package for Social Sciences 20.0 (SPSS). A população deste estudo contou com 19 profissionais, predominantemente do sexo feminino, casadas ou em união estável, com a média de idade entre 30 e 39 anos; com mais de dez anos de formação (63,2%). Entre os profissionais com pós-graduação, 68,4% cursaram Saúde Pública/Saúde da Família. A maior parte deles está há mais de dois anos na estratégia saúde da família, no atendimento pré-natal. As atividades realizadas com maior frequência foram a verificação do peso e da pressão arterial, data da última menstruação, idade gestacional, pesquisa de edema, ausculta do BCF, medida da altura uterina e anotação no prontuário e cartão da gestante. As ações e procedimentos que apresentaram menor frequência foram a inspeção de pele e mucosas, exame das mamas, de MMII, verificação do estado nutricional, atividades em grupo, orientações sobre amamentação, retorno para o puerpério. As ações não realizadas durante a coleta de dados foram o exame dos genitais externos e especular, frequência cardíaca, palpação da Tireóide, pescoço e axilas e ausculta cardiopulmonar. As dificuldades relatadas foram: condições de trabalho inadequadas, falta de cursos de atualização, materiais e medicamentos. Os enfermeiros são responsáveis pela consulta pré-natal e os técnicos em enfermagem atuam na pré-consulta. Porém, as informações oferecidas pelos profissionais bem como a observação do funcionamento das unidades durante a pesquisa, mostraram que, em relação às competências essenciais e habilidades esperadas na assistência pré-natal foram realizadas com baixa frequência ou não foram realizadas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS) do Departamento de Medicina da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador: Profª Dra. Kátia Fernanda Alves Moreira
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2638
Aparece nas coleções:PPGECS/PVH - Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Daniela Borba.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.