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dc.contributor.authorDuarte, Luciana Fernandes-
dc.date.accessioned2019-05-30T19:59:55Z-
dc.date.available2019-05-30T19:59:55Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationDUARTE, L. F. A atuação de psicólogos (as) no atendimento a adolescentes em conflito com a lei em unidades socioeducativas em meio aberto. Porto Velho, 2018. 99 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2642-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador: Prof. Dr. José Juliano Cedaro.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi analisar a atuação de psicólogos e psicólogas nas medidas socioeducativas em meio aberto. A investigação buscou averiguar como que a inserção da psicologia tem se desenvolvido nesse tipo de serviço e qual a compreensão dos profissionais que ali trabalham, sobretudo em relação ao seu papel. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritiva e exploratória. Foi utilizado como instrumento metodológico entrevistas semi estruturadas, realizadas com cinco psicólogos que trabalham no Centro de Referência Especializado em Assistência Social/Medidas Socioeducativas em meio aberto – CREAS/MSEMA, do município de Porto Velho – RO. Para reflexão e discussão dos dados coletados, recorreu-se à Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados da pesquisa revelaram como os profissionais percebem a atuação no âmbito das MSE, demonstrando pouca sistematização do serviço e da atuação dos psicólogos. A pesquisa evidenciou que o trabalho nesse campo, mesmo com as s políticas que regulam a proteção integral e garantia de direitos para adolescentes em conflito com a lei, sofre com a falta de condições adequadas de trabalho. Tal fato é somado à formação que não contemplou uma preparação junto à assistência social. Com isso, se faz necessário que essas instituições e seus profissionais busquem ações que repensem e melhor articulem e esclareçam a atuação dos diversos saberes no cotidiano do serviço, de modo que promovam uma atuação interdisciplinar, reconhecendo as necessidades de cada adolescente e a implicação de cada um na política socioeducativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Brenda de Araújo (vasconcelosbrendaa@hotmail.com) on 2019-04-17T15:50:41Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Luciana.pdf: 1045661 bytes, checksum: 5c19cb212cf2466e5239467424266ce9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Eliane Gemaque (elianegemaque@unir.br) on 2019-05-30T19:59:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Luciana.pdf: 1045661 bytes, checksum: 5c19cb212cf2466e5239467424266ce9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-30T19:59:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Luciana.pdf: 1045661 bytes, checksum: 5c19cb212cf2466e5239467424266ce9 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAtuação do psicólogopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.titleA atuação de psicólogos (as) no atendimento a adolescentes em conflito com a lei em unidades socioeducativas em meio aberto.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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