Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2648
Título: Perfil de formação do médico de UTI em um estado da Amazônia Ocidental
Autores: Hassegawa, Luiz Carlos Ufei
Palavras-chave: Educação médica
Cuidados intensivos
Unidade de Terapia Intensiva
Prática profissional
Data de publicação: 2015
Citação: HASSEGAWA, L. C. U. Perfil de formação do médico de UTI em um estado da Amazônia Ocidental. 14f. Artigo (Mestre em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Rondônia, 2015.
Resumo: Objetivo: Caracterizar o perfil de formação dos médicos intensivistas que atuam nas unidades de terapia intensiva (UTI) dos hospitais em um estado da Amazônia Ocidental. Método: Pesquisa quantitativa realizada com médicos que atuam nas UTI do estado de Rondônia. Participaram do estudo 93 profissionais. Foi utilizado um questionário auto-aplicável para verificar as variáveis sociodemográficas e o perfil profissional dos mesmos. Resultados: A maioria dos entrevistados é do sexo masculino (78,5%), faixa etária 30 – 40 anos (40,9%), renda mensal acima de R$ 8.000,00 (94,6%), acúmulo de dois locais de trabalho (35,5%), uma minoria trabalha só em UTI (18,3%), tempo de atuação ≤ de cinco anos (41,9%), atua em unidade pública e privada (68,8%). Poucos são os com especialização em Medicina Intensiva (MI) (19,4%), 90,3% participaram de até dez eventos científicos nos últimos cinco anos, assinam periódicos (69,9%), não participam de projeto de pesquisa (83,9%), não publicam artigos científicos (74,2%). Conclusão: O baixo número de especialistas encontrados nas UTI do estado de Rondônia compromete a qualidade dos serviços prestados aos usuários podendo aumentar a morbimortalidade por iatrogenia no setor.
Descrição: Artigo apresentado ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS) do Departamento de Medicina da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador: Profª Drª Ana Lúcia Escobar
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2648
Aparece nas coleções:PPGECS/PVH - Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERFIL DE FORMAÇÃO DO MÉDICO DE UTI EM UM ESTADO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL.pdf165,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.