Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2666
Título: Políticas públicas para a agroindústria: um estudo do Provec de Cacoal/RO
Autor(es): Santana, Vânia Ermes
Palavras-chave: Políticas públicas
Provec
Ações do programa
Data do documento: 2017
Citação: SANTANA, Vânia Ermes. Políticas públicas para a agroindústria: um estudo do Provec de Cacoal/RO. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: Trata-se de um estudo das ações do Provec, no período de 2010 a 2016, por ser uma política pública importante para o município de Cacoal, principalmente no que diz respeito ao suporte para o produtor rural industrializar a produção, agregando valor aos seus produtos, ao mesmo tempo em que oferece um alimento seguro aos consumidores. A pesquisa foi exploratória e descritiva e utilizadas as pesquisas bibliográfica e de campo, nesta, foram entrevistados proprietários de 10 segmentos agroindustriais rurais e aplicado um questionário ao coordenador do Programa vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura – Semagri. Os resultados apontam que a Semagri realiza inspeção sanitária, oferece cursos de gestão e Boas Práticas de Fabricação e viabiliza a participação das agroindústrias em eventos como Expoac e Rondônia Rural Show. O Programa atende 42 unidades, somadas as regularizadas e em fase de regularização. Os participantes confirmaram que com a participação no Programa construíram a agroindústria, modificaram a embalagem do produto, adquiriram maquinários, houve aumento de renda familiar e geração de empregos no campo. Como dificuldades os produtores apontaram a gestão financeira, a aquisição de mais maquinários para aumentar a produção e construções ou reformas na agroindústria. Para a Semagri, o Programa não oferece estrutura necessária para o trabalho dos técnicos de inspeção sanitária. Portanto, sugere-se como melhorias a atenção dos órgãos governamentais envolvidos para solucionar os problemas enfrentados pelos produtores e Semagri, e para a expansão do mercado de venda das unidades, pois comercializam apenas em Cacoal e cidades vizinhas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Angela de Castro Correia Gomes
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2666
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VÂNIA ERMES SANTANA.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador