Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, Bruna Angélica-
dc.date.accessioned2019-07-29T19:08:27Z-
dc.date.available2019-07-29T19:08:27Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBORGES, B. A. “Aqui tem homofobia!”: um estudo das representações sociais de gênero e diversidade sexual no contexto escolar. 2018. 91f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2713-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador: Profª Drª Maria Ivonete Barbosa Tamboril.pt_BR
dc.description.abstractO estudo, de abordagem qualitativa, investiga as representações sociais construídas acerca das relações de gênero e da diversidade sexual entre estudantes e docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Ariquemes. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de grupo focal, onde foram realizados três grupos focais, sendo dois com estudantes e um com docentes. Para a organização e sistematização dos dados obtidos foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, e foram criadas a posteriori, com base no roteiro do grupo focal, quatro categorias de análise: 1. Gênero, 2. Gênero e mulher, 3. Gênero e diversidade sexual e 4. Gênero e educação. Os resultados mostraram que as representações sociais sobre gênero, mulher, diversidade sexual e educação das/os participantes ainda estão ancoradas em padrões heteronormativos e sexistas, que objetificam a mulher e naturalizam seus papéis sociais, camuflam concepções, crenças e práticas negativas acerca da diversidade sexual e contribui para a perpetuação de situações de homofobia, preconceito e discriminação. Apesar das dificuldades específicas para desconstruir crenças e normas preestabelecidas, somente uma mudança de cultura e representações que contemplem a pluralidade de relações, vivências e expressões de sexualidade e gênero poderá transformar essa realidade social construída historicamente. Assim, espera-se que essa pesquisa contribua como aporte teórico e embasamento técnico para romper o silenciamento da escola perante a violência homofóbica e a tomada de posição para a desconstrução da visão binária e dos estereótipos de gênero e pelo reconhecimento da diversidade sexual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2019-07-29T18:48:51Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Bruna Angélica Borges.pdf: 1592922 bytes, checksum: 23a6622bed009d93e925a8bf08f54ebc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2019-07-29T19:08:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Bruna Angélica Borges.pdf: 1592922 bytes, checksum: 23a6622bed009d93e925a8bf08f54ebc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-29T19:08:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Bruna Angélica Borges.pdf: 1592922 bytes, checksum: 23a6622bed009d93e925a8bf08f54ebc (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectGênero.pt_BR
dc.subjectDiversidade Sexualpt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.title“Aqui tem homofobia!”: um estudo das representações sociais de gênero e diversidade sexual no contexto escolarpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Bruna Angélica Borges.pdfDissertação1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.