Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2715
Título: Efeito da suplementação da dieta de anopheles darlingi (diptera: culicidae) com vitaminas e minerais na biologia de larvas e adultos
Autores: Nascimento, Débora Aline Souza
Palavras-chave: Biotina
Complexo B
Ferro
Nutrição
Parâmetros biológicos
Data de publicação: 2019
Citação: NASCIMENTO, D. A. S. Efeito da suplementação da dieta de anopheles darlingi (diptera: culicidae) com vitaminas e minerais na biologia de larvas e adultos. 85f. Dissertação (Mestrado), Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP). Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: O mosquito Anopheles darlingi é um importante vetor da malária na região amazônica e ao realizar a hematofagia para a maturação de seus ovos, as fêmeas infectadas por Plasmodium falciparum, P. vivax e P. malariae transmitem as formas infectantes ao homem, que causam a malária. Diversos estudos e experimentos sobre esse anofelino são realizados, para tanto é fundamental a criação em laboratório. Sabe-se que dentre os fatores essenciais que influenciam na manutenção de uma colônia está a alimentação, e que são poucos os registros referentes às necessidades nutricionais de An. darlingi. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da suplementação da dieta de An. darlingi com vitaminas e minerais na biologia de larvas e adultos. Fêmeas de campo foram capturadas por atração humana protegida, alimentadas com sangue humano e induzidas à oviposição. As larvas geradas foram alimentadas com a dieta regular, ração comercial de peixe (TetraMin® Tropical Flakes) moída (controle), sendo fornecido de 0,6 a 30 mg por 100 larvas diariamente conforme o estádio de desenvolvimento, enquanto a mesma alimentação, porém suplementada em diferentes concentrações de vitaminas e minerais (tratamentos), com variação de 7,7 x 10-2 a 7,4 x 10-6 mg/ml para vitaminas e 8,0 x 10-1 a 7,8 x 10-5 mg/ml para minerais. Foram avaliados os parâmetros biológicos: sobrevivência e tempo de desenvolvimento larval, proporção de pupação, emersão e longevidade de adultos. A partir desses testes, foram escolhidas: uma concentração de vitaminas e outra de minerais que melhor contribuíram no desenvolvimento desses anofelinos, além de uma nova combinação (MIX) proveniente da mistura dos dois, e aplicadas na dieta de larvas e adultos segundo o Procedimento Operacional Padrão (POP) do laboratório, sendo observados além dos parâmetros já mencionados, tamanho dos adultos alimentados com sacarose a 10% (controle) e sacarose 10% suplementada (tratamento) com vitaminas, minerais ou MIX. Dentre as cinco concentrações de vitaminas e minerais que suplementaram a dieta das larvas, o uso da menor de vitaminas (V5) resultou em sobrevivência larval 29% e emersão 28% maior que o controle, enquanto concentrações médias (M3) dentre as testadas com minerais resultaram no aumento da sobrevivência larval de até 42% e 43% de adultos quando comparadas ao controle. Quando vitaminas, minerais e sua mistura (MIX) foram aplicados na dieta de larvas criadas segundo o POP do LaBEIn, o tratamento de minerais aumentou 15% da sobrevivência larval e 13% da produção de adultos em relação ao controle, sendo esse o melhor tratamento entre os grupos experimentais. A suplementação na fase adulta prolongou a longevidade dos machos ( = 16 dias) em relação ao controle não suplementado ( = 11) e as fêmeas que receberam dieta suplementada apresentaram a maior longevidade ( = 17 dias). A suplementação da dieta de imaturos com vitaminas e minerais afetou a produção de imaturos e adultos de An. darlingi.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Biologia Experimental. Orientador: Prof. Dr. Alexandre de Almeida e Silva. Co-orientadora: Dra. Frances Tatiane Tavares Trindade
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2715
Aparece nas coleções:PGBIOEXP/PVH - Mestrado em Biologia Experimental (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Debora_Nascimento.pdfDissertação2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.