Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2719
Título: Ajuste de distribuição de probabilidade para evapotranspiração de referencia em uma região no sudoeste da Amazônia
Autor(es): Teixeira, José Henrique
Palavras-chave: Distribuição de probabilidade
Evapotranspiração de Referencia (ETo)
Método de Penman- Monteith-FAO
Data do documento: 2019
Citação: Teixeira, José Henrique. Ajuste de distribuição de probabilidade para evapotranspiração de referencia em uma região no sudoeste da Amazônia. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2019.
Resumo: Esse trabalho objetivou ajustar um modelo de distribuição de probabilidade para a evapotranspiração de referência (ETo). Os dados foram obtidos na estação meteorológica de superfície automática de Cacoal, pertencente à rede de estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), compreendendo os anos de 2009 a 2018, no estado de Rondônia. Utilizou-se o método de Penman-Monteith (PM) para estimação da ETo. Para a caracterização da ETo foram utilizadas técnicas estatísticas de descrição e ajuste de distribuição de probabilidade. Para identificar um modelo de função densidade de probabilidade que melhor se ajusta a ETo, deve-se considerar a distribuição e variabilidade dos mesmos, neste estudo foi proposto os modelos de distribuição de probabilidade Normal, Log-normal, Gamma e Weibull. As estimações dos parâmetros das distribuições candidatas foram realizadas utilizando o método de máxima verossimilhança. A aderência dos dados a distribuição proposta foi verificada visualmente pelo diagrama QQ-plot e pelo teste de aderência Kolmogorv-Smirnov (KS) ao nível de 0,05 de significância. Os dados da ETo foram ajustados mensalmente para o período de 2009 a 2018. Os resultados mostraram que a distribuição de probabilidade Weibull, ajustou-se a todos os meses analisados e teve os melhores valores de ajuste. A distribuição normal apresentou bons resultados, porém, não se ajustou aos meses de Junho, Julho e Maio. A distribuição Gamma ajustou-se aos meses de Janeiro, Fevereiro, Março, Agosto, Setembro, Novembro e Dezembro. Verificou-se que a distribuição Log-normal não se ajustou a nenhum dos meses de dados da ETo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ji-Paraná como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Estatística.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2719
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-JOSE_HENRIQUE_ATA_FICHA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso de José Henrique Teixeira1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.