Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/272
Título: O cultivo do café em Rondônia - técnicas de plantio versus produtividade
Autor(es): Silva, Waldicéia Rodrigues da
Palavras-chave: Café - Cultivo
Plantio - Técnica
Produtividade
Data do documento: 9-Dez-2008
Citação: SILVA, Waldicéia Rodrigues da. O cultivo do café em Rondônia - técnicas de plantio versus produtividade. 2008. 25 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: O Estado de Rondônia é um dos maiores produtores de café Conilon do Brasil e a cultura cafeeira é uma das mais importantes do Estado, gerando renda para inúmeras famílias da zona rural. Por causa da baixa produtividade e qualidade do café produzido, o Estado vem perdendo mercado. O presente trabalho teve como objetivo conhecer os motivos pela baixa produtividade dos cafezais Rondonienes e as técnicas disponíveis para mudar esse quadro. Para realização do trabalho, foi feito pesquisa bibliográfica, utilizando livros, dissertações, artigos e outros materiais disponíveis em meio eletrônico e utilizou-se também de estudo de caso. Para averiguar os motivos da baixa produtividade utilizou-se de entrevistas com produtores e levantamento de dados junto a EMBRAPA e EMATER. O resultado desse trabalho demonstrou que com implantações de técnicas básicas, de baixo custo, é possível aumentar a produtividade de 12 sacas para no mínimo 25 sacas por hectare. Demonstrou também as dificuldades encontradas pelos técnicos da EMATER para implantação de novas técnicas nas lavouras cafeeiras, por motivos culturais, baixa escolaridade dos produtores – motivo principal percebido para as resistências às mudanças, seguido pela falta de estrutura dos órgãos governamentais para melhor assistência aos produtores.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. Ma. Suzenir Aguiar.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/272
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC_Waldi...pdf131,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador