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dc.contributor.authorMartins, Josiane Fernandis-
dc.date.accessioned2019-09-25T00:26:55Z-
dc.date.available2019-09-25T00:26:55Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMartins, Josiane Fernandis. Pedagogia social: a atuação do/a pedagogo/a em espaços institucionais da assistência social no município de Ji-Paraná-RO. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2725-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado a a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.description.abstractA Pedagogia Social é uma concepção específica para situações de carência e vulnerabilidade social. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo buscar compreender como se dá a atuação do/a pedagogo/a nos espaços não escolares, especificamente em instituições de assistência social que atendem crianças e adolescentes que se encontram em situações de vulnerabilidade social. Contudo, a justificativa deste trabalho se dá pelo meu interesse de buscar entender a importância da contribuição deste profissional nas instituições, que lidam com crianças e adolescentes que se encontram em situações de fragilidades educacionais escolares, mas, sobretudo, afetivas, emocionais, cognitivas, intelectuais e sociais. Para efetivação deste trabalho, foi realizada a pesquisa de abordagem qualitativa por meio de um levantamento bibliográfico, observações simples e um questionário semiestruturado. Utilizou-se como referenciais teóricos os estudos de Caliman (2009); Gohn (2009); Machado (2008); Passos (2015), dentre outros. A pesquisa foi realizada no CRAS- Centro de Referência da Assistência Social e no CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social do município de Ji-Paraná- RO, tendo como sujeitos participantes duas pedagogas. Como resultado é possível constatar que a atuação do/a pedagogo/a nestes espaços de assistência social é de suma importância, visto que estes profissionais visam garantir a prevenção e a proteção dos seus direitos básicos, assim, possibilitando uma perspectiva de vida melhor para a população atendida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2019-09-25T00:26:55Z No. of bitstreams: 1 Monografia_ final 2019.pdf: 911415 bytes, checksum: 36e909985562c1aef700e6783927be1e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-25T00:26:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia_ final 2019.pdf: 911415 bytes, checksum: 36e909985562c1aef700e6783927be1e (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.subjectPedagogia Socialpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade Socialpt_BR
dc.subjectEspaço Escolarpt_BR
dc.titlePedagogia social: a atuação do/a pedagogo/a em espaços institucionais da assistência social no município de Ji-Paraná-ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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