Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2725
Título: Pedagogia social: a atuação do/a pedagogo/a em espaços institucionais da assistência social no município de Ji-Paraná-RO
Autor(es): Martins, Josiane Fernandis
Palavras-chave: Pedagogia Social
Vulnerabilidade Social
Espaço Escolar
Data do documento: 2019
Citação: Martins, Josiane Fernandis. Pedagogia social: a atuação do/a pedagogo/a em espaços institucionais da assistência social no município de Ji-Paraná-RO. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: A Pedagogia Social é uma concepção específica para situações de carência e vulnerabilidade social. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo buscar compreender como se dá a atuação do/a pedagogo/a nos espaços não escolares, especificamente em instituições de assistência social que atendem crianças e adolescentes que se encontram em situações de vulnerabilidade social. Contudo, a justificativa deste trabalho se dá pelo meu interesse de buscar entender a importância da contribuição deste profissional nas instituições, que lidam com crianças e adolescentes que se encontram em situações de fragilidades educacionais escolares, mas, sobretudo, afetivas, emocionais, cognitivas, intelectuais e sociais. Para efetivação deste trabalho, foi realizada a pesquisa de abordagem qualitativa por meio de um levantamento bibliográfico, observações simples e um questionário semiestruturado. Utilizou-se como referenciais teóricos os estudos de Caliman (2009); Gohn (2009); Machado (2008); Passos (2015), dentre outros. A pesquisa foi realizada no CRAS- Centro de Referência da Assistência Social e no CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social do município de Ji-Paraná- RO, tendo como sujeitos participantes duas pedagogas. Como resultado é possível constatar que a atuação do/a pedagogo/a nestes espaços de assistência social é de suma importância, visto que estes profissionais visam garantir a prevenção e a proteção dos seus direitos básicos, assim, possibilitando uma perspectiva de vida melhor para a população atendida.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2725
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_ final 2019.pdfJosiane Fernandis Martins890,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.