Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2733
Título: Compatibilidade gametofítica e quantificação da eração genótipo x ambientes de clones superiores de Coffea canephora na Amazônia ocidental
Autor(es): Moraes, Marcos Santana
Palavras-chave: Ganho de seleção
Robusta
Conilon
Data do documento: 2018
Citação: MORAES, M. S. Compatibilidade gametofítica e quantificação da eração genótipo x ambientes de clones superiores de Coffea canephora na Amazônia ocidental
Resumo: O objetivo no presente trabalho foi caracterizar grupos de compatibilidade e quantificar a interação GxA de clones híbridos superiores de C. canephora em diferentes ambientes da Amazônia Ocidental. Os genótipos avaliados nos testes de compatibilidade foram provenientes de polinização aberta e de hibridações direcionadas utilizando o genótipo Encapa03 como genitor masculino doador de grãos de pólen e o Robusta640, o Robusta 2258 e o Robusta1675 como genitores femininos, receptores dos grãos de pólen. Observou-se uma predominância de cruzamentos compatíveis (73,7%), que apresentaram taxa média de pagamento de 44% com amplitude de 26% a 77%. Do total de 80 cruzamentos realizados, dois cruzamentos apresentaram resultados não esperados de acordo com o agrupamento proposto. A partir do grau de parentesco entre os genótipos avaliados foi estimada a genealogia do gene S e segregação dos alelos de uma geração para a outra. Na quantificação do efeito da interação GxA a análise de variância conjunta indicou que efeito de genótipos, de ambiente e da interação foram significativos de acordo com o teste F(p<0,01). Os genótipos híbridos 16, 10, 13, 9 e 14 apresentaram menores índices de Pi comforme a metodologia não paramétrica de LIN & BINNS, ranqueados como mais estáveis, com produtividade média de 61,5 sacas ha-1, superando o desempenho dos clones testemunhas. Na dispersão obtida através do método centroide os híbridos 16 e 13 se aproximaram do ideótipo I, que representa a planta ideal de produção máxima em todos os ambientes. Os híbridos 10, 9, 15 e a testemunha BRS Ouro Preto 125 apresentaram adaptabilidade específica a ambientes favoráveis com classificação semelhante aos ideótipos II e VI, que se caracterizam pelo desempenho máximo nos ambientes favoráveis e desempenho mínimo ou médio nos ambientes desfavoráveis. Os métodos LIN & BINNS e centroide permitiram estimar a adaptabilidade e estabilidade dos genótipos conforme os ambientes. Considerado o progresso genético da produtividade de café beneficiado e os grupos de compatibilidade, os genótipos híbridos de ampla adaptabilidade, e os de adaptabilidade específica a ambientes favoráveis e desfavoráveis, deverão ser recomendados para plantio na Amazônia Ocidental.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais, sob a orientação do pesq. D.Sc. Alexsandro Lara Teixeira.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2733
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COMPATIBILIDADE GAMETOFÍTICA E QUANTIFICAÇÃO DA INTERAÇÃO.pdf858,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.