Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2740
Título: Trajetórias reconstruídas à luz da homossexualidade: Aceitação e reconhecimento entre familiares
Autor(es): Gomes, Lourdes Aparecida Tose
Palavras-chave: Homossexualidade em Rondônia
Aceitação Familiar
Educação
Violência
Sujeitos de direitos
Data do documento: 2019
Citação: GOMES, L. A. T. Trajetórias reconstruídas à luz da homossexualidade: Aceitação e reconhecimento entre familiares. Monografia apresentada ao Programa de Pós Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola pelo Campus de Rolim de Moura, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, como exigência parcial para obtenção do título de Especialista, sob a orientação do Prof. Dr. Tadeu Pereira dos Santos.
Resumo: O presente trabalho monográfico surge da inquietação de uma mãe e professora perante os processos ligados à homossexualidade. Como professora, sempre observou o “fenômeno” de maneira superficial, porém atenta. Como mãe, encontrou-se como sujeito importante do processo. Estar diante de tal realidade, inserida nela em vários níveis, e não tratar dela, visto a carência de trabalhos na área, seria negligenciar todo um processo, invisibilizando seus sujeitos. O trabalho se objetiva então a refletir sobre as constituições dos sujeitos Lourdes Aparecida Tose Gomes e seu filho, André Luís Tose Gomes, como Aliada da causa LGBT e membro da comunidade, respectivamente, à luz da publicização da homossexualidade de André Luís. Partindo de narrativas orais, entrevistas e relatos dos envolvidos, foram desenvolvidas relações dialógicas com outros pensadores do tema no intuito de compreender as questões levantadas. Tais movimentos levam o trabalho a um constante diálogo experiência x teoria x prática. Os discursos, movidos pela memória e aliados pela teoria, transitam entre os locus sociais, especialmente o familiar, educacional e religioso, na tentativa de compreender as constituições e as transformações dos sujeitos. Este trabalho coloca-se ainda em uma posição de resistência por dar voz a uma minoria em período de muita legitimação da violência, concluindo que ainda há um longo caminho pela frente, resistindo às invisibilizações e violências, explícitas ou veladas. Com a esperança de que este trabalho sirva de inquietação para novos sujeitos.
Descrição: Monografia apresentada ao Programa de Pós Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola pelo Campus de Rolim de Moura, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, como exigência parcial para obtenção do título de Especialista, sob a orientação do Prof. Dr. Tadeu Pereira dos Santos.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2740
Aparece nas coleções:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trajetórias reconstruídas à luz da homossexualidade Aceitação e reconhecimento entre familiares.pdf893,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.