Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2747
Título: Confinamento milho grão inteiro: estudo de caso
Autor(es): Sousa, Gerson Fernandes de Andrade de
Palavras-chave: Núcleo-pellet
Precocidade
Alto grão
Data do documento: 2018
Citação: SOUSA, G. F. A. Confinamento milho grão inteiro: estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária na Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação do Prof. Dr. Elvino Ferreira.
Resumo: O Brasil está em expansão na pecuária de corte, sendo o país com o maior rebanho comercial do mundo. Para manter a liderança e avançar ainda mais, vem intensificando estratégias na produção pecuária como na terminação de animais em confinamentos a fim de produzir uma carne de melhor qualidade, com animais precoces e com aumento da produção em grande escala. Por outro lado, o confinamento tradicional depara-se com barreiras como a produção e armazenagem do volumoso, por este motivo a dieta que está em acessão no mercado é conhecida como a do “alto grão”, “núcleopellet” ou “grão inteiro”. Essa dieta sem volumoso em sua formulação, está gerando resultados satisfatórios, proporcionando saciedade para o animal devido seu alto valor energético e equilíbrio nutricional. Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo de caso a fim de comparar o método tradicional de confinamento com a alternativa “grão inteiro”. Nesta abordagem têm-se aspectos da adaptação dos animais em confinamento sem o volumoso, da formação de seus lotes, a estrutura apropriada para o confinamento, o regime de alimentação, os possíveis transtornos metabólicos, além das condições do preço do milho determinante para lucratividade desta atividade. Foram analisadas as planilhas de custo benefícios, o ganho médio diário de peso, a conversão alimentar e a margem de lucro dos dois últimos lotes abatidos do confinamento. Foi também feito o relatório do lote atual, sendo 195 bois com peso médio de 408 kg, sendo que estes animais já passaram pelo período de adaptação, e estão confinados a dieta com grão inteiro de milho a 85%, e o núcleo-pellet (engordin 38) a 15%, com consumo de 2% do peso vivo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária na Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação do Prof. Dr. Elvino Ferreira.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2747
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Confinamento milho grão inteiro estudo de caso.pdf754,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.