Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2748
Título: Diagnóstico de produção de suínos no município de Alta Floresta D’Oeste – RO
Autor(es): Silva, Tatiana Passarine da
Palavras-chave: Agronegócio
Perfil do suinocultor
Suinocultura
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, T. P. Diagnóstico de produção de suínos no município de Alta Floresta D’Oeste – RO. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária na Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação do Prof. Dr. Raul Dirceu Pazdiora.
Resumo: Diante do aspecto de suinocultura, um dos maiores fatores que ajudam nos impactos do agronegócio é o sistema de criação. Neste contexto, objetivou-se constituir um levantamento da produção de suínos no município de Alta Floresta D´Oeste – Rondônia. Com esta finalidade foi verificado o perfil dos produtores, métodos e sistemas de criação, prevenções de doenças e higienização. Para melhor resultado foram coletados e analisados os dados de 08 propriedades criadoras de suínos do município de Alta Floresta D´Oeste- Rondônia. Foram aplicados questionário estruturado, com perguntas objetivas. O mesmo foi aplicado entre os meses de março e maio de 2018. Em relação ao sistema de criação, 50% dos suínos são criados no sistema tradicional, 37,5% confinados e 12,5% no sistema extensivo. A idade média de desmama é de 53,3 dias, a alimentação dos suínos é de preparo próprio onde se utiliza, abóbora, mandioca, milho e farelo de soja. Ao todo foram contabilizados 451 suínos, sendo 76 matrizes, 13 reprodutores, 109 leitões na maternidade, 164 leitões na creche e 89 leitões em terminação. Com base nos resultados obtidos é necessário ressaltar a grande importância do manejo sanitário, no melhor método tecnológico de sistemas de criação e produção, como também os produtores estarem procurando meios para melhorar a sanidade dos suínos, para que assim possam alavancar a produção de suínos em Alta Floresta D´Oeste - RO.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária na Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação do Prof. Dr. Raul Dirceu Pazdiora.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2748
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diagnóstico de produção de suínos no município de Alta Floresta D’Oeste – RO.pdf309,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.