Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2751
Title: Estudo retrospectivo da ocorrência de brucelose, tuberculose e cisticercose em bovinos abatidos em frigoríficos na zona da mata rondoniense
Authors: COSTA, Amanda Francielly
Keywords: Cadeia primária
Rondônia
Sanidade animal
Zoonoses
Issue Date: 2018
Citation: COSTA, A. F. Estudo retrospectivo da ocorrência de brucelose, tuberculose e cisticercose em bovinos abatidos em frigoríficos na zona da mata rondoniense. 70 fl. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação do Prof. Dr. Nadino Carvalho.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo retrospectivo da ocorrência de brucelose, tuberculose e cisticercose em bovinos abatidos em frigoríficos inspecionados pelo Serviço de Inspeção Federal – SIF em municípios da Zona da Mata Rondoniense no período 2012 a 2017. Para tanto, foram coletadas informações referentes aos sinais clínicos característicos das doenças no ante mortem e lesões no post mortem nas linhas de abate, caracterizadas como brucelose, cisticercose e tuberculose, e confirmados, posteriormente, através de exames específicos de bovinos abatidos e inspecionados pelo SIF, oriundos de propriedades rurais da Zona da Mata do estado de Rondônia, Brasil, entre primeiro de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2017. Os dados obtidos foram tabulados e analisados mediante a prevalência total e anual dos casos de cada doença. Frente aos resultados, do ano de 2012 a 2017, em um total de 1.342.774 bovinos abatidos em sete municípios da Zona da Mata Rondoniense, constatou-se 163 casos positivos para cisticercose, 13 casos de brucelose, e 24 casos de tuberculose. Diante da baixa prevalência dessas doenças nos municípios da Zona da Mata Rondoniense, concluise que, mesmo com a criação de políticas de sanidade animal e programas de controle, o problema pode ser originário da cadeia primária de produção de carne bovina, visto que alguns produtores não possuem nenhum conhecimento a cerca dessas doenças. Portanto faz-se necessário a criação de políticas de sanidade animal e programas de controle e erradicação mais rigorosos bem como uma fiscalização mais eficiente por parte dos órgãos competentes.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação do Prof. Dr. Nadino Carvalho.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2751
Appears in Collections:DAVET/RM. Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.