Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2756
Título: Indução de puberdade em novilhas com progesterona injetável e dispositivos intravaginais de progesterona
Autor(es): Assunção, Igor Emanuel Gomes
Palavras-chave: Puberdade
Novilhas
Progesterona
Data do documento: 2018
Citação: ASSUNÇÃO, I. E. G. Indução de puberdade em novilhas com progesterona injetável e dispositivos intravaginais de progesterona. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação da Profa. Dra. Evelyn Rabelo Andrade.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo avaliar a eficiência de protocolos de indução de puberdade em novilhas Nelore pré-púberes a base de progesterona injetável de longa ação e dispositivo intravaginal de progesterona. Para isso foram utilizadas novilhas Bos taurus indicus (n=54) com idade entre 13 a 26 meses, submetidas a um sistema de criação extensiva. As novilhas selecionadas como pré-púberes foram divididas aleatoriamente em três grupos experimentais: 1) Grupo Controle (n=14); 2) Grupo CIDR (n = 20); e 3) Grupo P4i (n = 20). No grupo controle, os animais não receberam nenhum tratamento hormonal para indução de puberdade. As novilhas do grupo CIDR receberam no dia -12 um CIDR originalmente impregnado com 1,9 g de progesterona. Os dispositivos foram removidos após 12 dias (dia 0), juntamente com a aplicação i.m de 0,5 ml de cipionato de estradiol (ECP). No grupo P4i as novilhas receberam uma única aplicação de progesterona injetável (P4i), via i.m no dia -12. Após 12 dias da aplicação da P4i foi administrado via i.m 0,5 ml de ECP. Foram avaliados o peso, idade e escore de condição corporal (ECC) antes do término do tratamento. Após 7 dias do término dos protocolos, foi realizado a avaliação ultrassonográfica para detecção das novilhas que apresentaram em seus ovários um corpo lúteo. O experimento foi analisado como um delineamento inteiramente casualizado, utilizando o teste do Qui-quadrado, onde diferenças foram consideradas significantes quando P < 0,05. A taxa de ovulação de animais tratados com progesterona foi superior a taxa de ovulação de animais do grupo controle. Não houve diferença estatística entre a taxa de ovulação dos animais do grupo P4i e do grupo controle, já o grupo CIDR apresentou taxa de ovulação superior ao grupo controle. Não houve diferença entre a taxa de ovulação dos animais do grupo CIDR e P4i nos animais com idade entre 13 a 19 meses e 20 a 26 meses. Já nos animais com peso acima de 250 kg, a taxa de ovulação nos animais tratados com CIDR foi superior a de animais tratados com P4i. Os animais tratados com P4i e com ECC menor que 3 tiveram melhor desempenho que animais tratados com CIDR com mesmo ECC. Animais de ECC igual e/ou acima de 3, as novilhas que receberam CIDR tiveram melhor desempenho do que as novilhas que receberam P4i. Em conclusão, o tratamento hormonal com progesterona por 12 dias aumenta a taxa de indução de ovulação em novilhas Nelore pré-púberes e a utilização do CIDR associado a administração de ECP na remoção garante melhores resultados na indução da puberdade em relação a P4i.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação da Profa. Dra. Evelyn Rabelo Andrade
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2756
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Indução de puberdade em novilhas com progesterona injetável e dispositivos intravaginais de progesterona.pdf738,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.